Química e Física Molecular
O aluno complementará sua formação básica obtida em outras disciplinas da área de cromatografia, através de tópicos especiais contemporâneos e avançados tratados nesta disciplina
1. Introduzir, teórico e experimentalmente, os princípios de separações eletroforéticas. 2. Discutir detalhadamente as várias modalidades de separação eletroforética e aplicação dos conceitos experimentalmente. 3. Fornecer subsídios para a escolha do método eletroforético mais apropriado de acordo com o tipo de amostra, soluto e aplicação.
Estudar os aspectos fundamentais da química medicinal moderna. Contextualizar a pluridisciplinaridade necessária para a descoberta e desenvolvimento de fármacos. Entendimento de doenças em processos biológicos complexos ao nível molecular. Aplicação destes conceitos no planejamento e síntese de agentes terapêuticos. Uso de princípios químicos fundamentais para solucionar problemas na interface da química com a bioquímica, biologia molecular e farmacologia. Introdução ao uso de química computacional incluindo geração farmacofórica, ensaio virtual e planejamentos de moléculas baseado em hipótese e dados. Aplicação e agregação de conhecimentos em químicas e áreas correlatas para a descoberta e desenvolvimento de compostos bioativos.
Apresentar e discutir conceitos avançados de química analítica, especialmente de cinética, equilíbrio e termodinâmica aplicados à química analítica, assim como as principais técnicas de separação.Ênfase será dada às técnicas de preparo de amostras para análise química, em especial às técnicas ambientalmente corretas e em acordo com os princípios da "Green Chemistry" (Química Verde). 
Apresentar os principais aspectos da aplicação de técnicas eletroquímicas e eletroanalíticas em processos de tratamento de efluentes industriais, envolvendo desde os aspectos fundamentais até o dimensionamento de reatores eletroquímicos.
O aluno estará apto, após concluir a disciplina, a selecionar o método cromatográfico adequado para determinada análise, escolher e otimizar as condições de análise, assim como determinar a instrumentação adequada.
1. Apresentar os principais compartimentos do solo; 2. Estudar a fertilidade do solo relacionada com a matéria orgânica; 3. Avaliar a interação de agrotoxicos com constituintes do solo, tais como matéria orgânica e argila; 4. Determinar quais frações do solo pode interagir com agrotóxicos e contaminantes inorgânicos.
Discutir os fundamentos e aplicações dos métodos de análise em pesquisa biofísica e bioquímica estrutural, em especial as técnicas espectroscópicas, hidrodinâmicas e calorimétricas.