a) Propiciar aos alunos a aquisição de conhecimento acerca da metodologia da pesquisa jurídica e dos elementos básicos conformadores da ordem jurídica global, oferecendo aos que não têm formação jurídica o instrumental necessário à compreensão do componente jurídico das relações internacionais e, aos egressos dos cursos de graduação em Direito, a atualização e o aprofundamento da reflexão sobre a matéria. b) Suscitar e debater as grandes questões jurídicas das relações internacionais contemporâneas.
Esta disciplina se propõe então desenvolver três objetivos básicos se pretendem então desenvolver: 1. 2. Mapear as pesquisas teóricas e empíricas que tem norteado os debates no campo da segurança internacional contemporânea. 3. Mostrar e discutir os principais processos e conceitos em curso no campo da segurança internacional 4. Discutir as clivagens apresentados por atores tradicionais e novos atores no campo da segurança internacional
O objetivo dessa disciplina é apresentar o panorama sobre a discussão do papel das emoções nas Relações Internacionais que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos vinte anos, e aprofundar a discussão sobre a relação entre racionalidade e sentimento para uma melhor compreensão de processos políticos tais como a formação de alianças, a cooperação internacional, a guerra e as políticas migratórias.
1. Fornecer informações e práticas iniciais para a formação pessoal, didática e pedagógica dos futuros docentes. 2. Analisar os procedimentos e os recursos adequados à didática do ensino superior. 3. Propiciar uma visão crítica dos principais temas de metodologia do ensino superior. 4. Promover reflexões iniciais sobre os fundamentos da educação, psicologia da aprendizagem e questões contemporâneas da educação. 5. Sensibilizar o futuro docente para a importância das questões éticas relacionadas à prática docente.
Explorar a história da América Latina durante a Guerra Fria, analisando os principais conflitos regionais ocorridos no período 1945-1989 sob uma perspectiva de história global.
A Economia Política Internacional é um campo de estudos interdisciplinar dentro das relações internacionais por definição. A disciplina se vale de contribuições teóricas da Ciência Política e da Economia para analisar fenômenos internacionais. Do ponto de vista metodológico a Economia Política Internacional abrange um amplo leque de possibilidades de análise. A disciplina tem como objetivo apresentar e estimular a reflexão sobre alguns dos principais temas internacionais por meio de uma abordagem que combina variáveis econômicas e políticas. Um objetivo adicional da disciplina é apresentar e discutir a metodologia aplicada nas áreas tratadas pela EPI através da leitura de artigos dedicados a estudos empíricos e desenvolvimentos teóricos. Cada aula será terá como foco um tópico específico. A dinâmica das aulas poderá variar, mas a proposta geral é que se tenha uma parte expositiva em que pontos básicos (ou esclarecimentos) do tema sejam tratados de forma a introduzir o tópico, trazer seu estado das artes, assim como os conceitos e teorias necessários para sua compreensão. Em um segundo momento, os estudantes apresentarão seminários a cada semana, durante os quais é esperada ampla e viva participação de todo o grupo.
O curso buscar equipar os alunos de graduação e pós-graduação a pensar rigorosamente sobre grande estratégia e aplicar seu aprendizado a problemas de grande escala do mundo contemporâneo, com especial ênfase ao Brasil. O curso enfatiza o estudo da história e do pensamento sobre grande estratégia, promovendo o compartilhamento de conhecimento entre estudantes e profissionais. Além disso, buscar equipar os alunos a examinar os desafios e oportunidades globais enfrentados pelo Brasil para elaborar uma grande estratégia de política externa contemporânea.
Este curso introduz os alunos de graduação e pós-graduação aos métodos qualitativos de análise empírica em Relações Internacionais. O curso tem como objetivo prover os instrumentos metodológicos mais adequados às escolhas de pesquisa dos alunos. Primeiro, discute-se algumas noções básicas de epistemologia e ontologia em pesquisa científica. Segundo, busca-se cobrir os debates em questões centrais em metodologia qualitativa, tais como estudo de casos, seleção de casos, theory-building, theory-refinement, process-tracing, método comparado, qualitative comparative analysis, mecanismos causais, entrevistas, etnografia e análise de discurso.
A disciplina combina análise de problemas envolvendo assimetria de informação e suas soluções propostas em aplicações para bens de informação e de tecnologia da informação.