Esporte
O objetivo principal da disciplina é caracterizar o mercado consumidor de produtos e serviços esportivos e identificar os principais fatores que influenciam o comportamento de compra nesse mercado. A disciplina apresenta como objetivos secundários: compreender e interpretar tendências sociológicas e psicológicas associadas ao consumo na atividade esportiva; conhecer e analisar todos os elementos (internos e externos) que motivam o consumidor esportivo, distinguindo a forma como esses elementos atuam no mercado; adquirir competências básicas na área do comportamento do consumido em esporte; e, relacionar conhecimentos da área do comportamento do consumidor (teorias e princípios) com as perspectivas de gestão orientadas ao mercado esportivo
Geral do Curso: · preparar profissionais para compreender o fenômeno Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações e grupos esportivos. Geral da Disciplina: · proporcionar aos alunos ampla capacidade de análise e reflexão sobre os desdobramentos do poder da mídia nos processos sociais na atualidade. Específicos da Disciplina: · Discutir o Esporte e a mídia enquanto instituições sócio-políticas; · O discurso jornalístico e sua interferência no espetáculo esportivo; · Viabilizar uma aproximação com as questões próprias do jornalismo, no que se refere à sua produção e veiculação; · Aproximar o universo esportivo do jornalístico, demonstrando sua especificidade, distinguindo-o de outras formas do fazer jornalístico.
Geral da disciplina Caracterizar o mercado de produtos e serviços esportivos e identificar os principais fatores que influenciam o comportamento das organizações esportivas e do consumidor do esporte. Específicos da disciplina • Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar o conceito, os tipos, a aplicabilidade e estudar \"cases\" de comunicação integrada de organizações esportivas no contexto brasileiro e internacional; • Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar o conceito, os tipos, a aplicabilidade e estudar \"cases\" de marketing esportivo no contexto brasileiro e internacional; • Possibilitar ao aluno a oportunidade para aprender planejar, organizar e dirigir ações de comunicação e marketing para produtos e serviços esportivos.
Geral da disciplina Proporcionar aos alunos ampla capacidade de análise e reflexão sobre a legislação e da política esportiva vigente no país, abordando as leis do esporte dentro de um contexto acadêmico e científico. Específicos da disciplina Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de: - discutir o esporte e a legislação a nível das instituições sócio-políticas, - identificar os principais fatos que estão relacionados com o desenvolvimento da legislação esportiva no Brasil e no Mundo, - Diferenciar a organização esportiva nacional e internacional.
Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o esporte praticado pelas pessoas com deficiência, sua evolução histórica, sua problemática, as principais características e sua importância social, bem como preparar profissionais para compreender a pessoa com deficiência no âmbito do fenômeno Esporte, para ingressar nos diferentes segmentos das organizações e grupos esportivos especializados nesta área.
1. Compreender os caminhos históricos para a consolidação da ginástica artística; 2. Identificar os fundamentos da ginástica artística e reconhecer sua aplicabilidade em diferentes contextos; 3. Refletir sobre medidas de segurança e aspectos pedagógicos inseridos no ensino e na aprendizagem da modalidade nos seus diferentes aparelhos; 4. Discutir os aspectos essenciais do Código de Pontuação da modalidade; 5. Vivenciar movimentos característicos da GA. 6. Desenvolver criatividade, espírito crítico e aprimorar atitudes éticos que norteiam a profissão.
Conhecer o contexto do handebol, bem como os aspectos básicos da modalidade para intervir profissionalmente. Compreender os conceitos, princípios e fundamentos teóricos da modalidade em consonância com conhecimentos de outras áreas da ciência do esporte.