Oceanografia Biológica
Esta disciplina visa fornecer uma introdução ao ambiente marinho de mar profundo, seus principais hábitats e organismos, bem como, as adaptações biológicas nele existentes.
Familiarizar os alunos com os vários ecossistemas do Bentos, considerando-se os seres vivos e o ambiente.
A disciplina objetiva dar conhecimento básico sobre a biologia dos principais táxons de invertebrados marinhos, abordando sua morfologia, ecologia e adaptações ao meio marinho.
Capacitar os alunos a compreender as causas e consequências das mudanças climáticas em um contexto oceanográfico e em múltiplos compartimentos marinhos; e abordar como eles podem contribuir cientificamente para investigá-las e combatê-las.
Capacitar os alunos a compreender os processos biológicos e oceanográficos que regem a formação, distribuição e funcionamento de ecossistemas recifais, bem como as suas respostas à múltiplos estressores; e abordar como contribuir cientificamente para investigar e combater impactos.
Apresentar aos estudantes de bacharelado em Oceanografia os conceitos básicos relacionados às comunidades aquáticas em referência aos hábitos planctônico, nectônico e bentônico, enfatizando sua diversidade, principais forçantes oceanográficas que atuam em cada compartimento, bem como as principais adaptações adquiridas por componentes desses grupos de organismos no processo evolutivo, com atenção especial voltada aos ciclos de vida generalizados de grupos de espécies, estrutura das comunidades e populações.
A disciplina visa apresentar uma introdução aos desafios, teoria, e aplicação do manejo da pesca, com ênfase nos sistemas marinhos, face às demandas sociais crescentes e ao aumento da perda e degradação de habitats, assim como às técnicas para garantir a conservação das populações marinhas exploradas pela pesca. Os objetivos principais são: proporcionar um conhecimento básico e o desenvolvimento da capacidade e morivação requeridos em processos que visam a sustentabilidade da pesca; apresentar uma introdução à dinãmica e dimensão humana da pesca marinha; estimular os estudantes a desenvolver consciência das questões ambientais e sócio-econômicas emergentes ligadas à atividade pesqueira via uma interface com organizações externas e cientistas ativos em manejo e pesquisa; e auxiliar os estudantes a apreciar os papéis que as diferentes especialidades disciplinares desempenham para contribuir como objetivo da pesca sustentável.