Engenharia de Biossistemas

Esta disciplina trata da física das interações entre a atmosfera e as superfícies naturais. Os princípios básicos da mecânica dos fluídos são aplicados aos fluxos atmosféricos buscando-se soluções para processos de transporte turbulento. Ênfase é dada no desenvolvimento e aplicação de métodos de estimativa da evapotranspiração, definindo-se as diferentes condições de sua ocorrência e seus significados práticos.

a) Proporcionar ao aluno o conhecimento do estado-da-arte dos equipamentos de microirrigação (gotejamento e microaspersão), de maneira a criar uma visão crítica que induza à formulação de hipóteses, visando o desenvolvimento de pesquisas na área de irrigação localizada, b) orientar o aluno para o uso racional dos recursos hídricos e energéticos dentro de um contexto social, c) incentivar a leitura de artigos científicos e o uso de recursos computacionais, d) desenvolvimento e impactos ambientais da irrigação no Brasil e em outros países do mundo.

A disciplina LEB 5012 - Manejo da Água em Biossistemas Agrícolas nas Bacias Hidrográficas, tem como objetivo a introdução de conceitos básicos essenciais na elaboração de projetos, implantação, planejamento e manejo de sistemas agricolas. Nesta disciplina serão discutidos a importância da água para a producao agropecuária e os impactos destas atividades no meio. Tendo em visto o uso mundial de 70% de retirada da água dos mananciais para irrigação, aliado ao fato de 17% da área cultivada do mundo ser irrigada e ser responsável por 42% da produção de alimentos, dar-se-a especial atenção as práticas que conduzem a uma maior eficiência do uso da água pelos diferentes sistemas de irrigação. Para tanto os estudos serão realizados tomando como unidade básica de planejamento a Bacia Hidrografica de acordo com a Lei 9433/97, considerando: a disponibilidade de recursos hídricos, a caracteristicas físico e química dos solos, as relações água-solo, as relações água-solo-planta-atmosfera e as técnicas de manejo.