Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
Possibilitar a apresentação de questões pertinentes a algumas perspectivas da pesquisa em Psicologia, habilitando o aluno a:
1 – identificar diferentes formas de realizar pesquisas científicas em psicologia;
2 – refletir sobre a pesquisa como instrumento para a construção de conhecimento em psicologia
3 – refletir sobre as relações entre pesquisa científica e intervenção profissional;
4 – refletir sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa.
- Docente: Jaroslava Varella Valentova
- Docente: Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
- Docente: Maria Isabel da Silva Leme
- Docente: Mariana Prioli Cordeiro
Sensibilizar o estudante para o problema do sofrimento psíquico referente aos processos de migração, à condição de ser estrangeiro e ao problema da intolerância à diferença característica do contemporâneo, abordado a partir da Psicologia e da Psicanálise; apresentar a concepção de ética da hospitalidade (por meio da leitura de textos introdutórios e da realização de pesquisa em grupo sobre tema).
- Docente: Daniel Kupermann
- Docente: Jaroslava Varella Valentova
- Docente: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
- Docente: Nelson da Silva Júnior
Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva.
Discutir as contradições entre individuo e sociedade no âmbito da educação escolar.
Refletir sobre as barreiras atitudinais que impedem e/ou dificultam a inclusão escolar e sobre as possibilidades de superação das mesmas.
Apresentar contribuições teóricas e práticas recentes das neurociências para o âmbito da educação inclusiva.
- Docente: Mirella Gualtieri
Dar continuidade às atividades de pesquisa iniciado em Trabalho de Pesquisa I. Dessa forma deve oferecer meios teóricos e metodológicos de modo que seja possível a ao bacharelando:1. Elaborar e executar um projeto de pesquisa-piloto, culminando em trabalho escrito consistente.
2. Cumprir um ciclo completo de Iniciação Científica que possa amadurecê-lo para ingresso em áreas eletivas de pós-graduação.
3. Conquistar habilidades especiais de pesquisa, condizentes com seu interesse por determinados assuntos e abordagens de Psicologia.
No segundo semestre de 2023, reúne alunas de tutoria e alunas/os de PUB pesquisa do projeto "Uberização do trabalho e subjetividade: aspectos psicossociais da precarização no contexto neoliberal", coordenado por Fábio de Oliveira.
- Docente: Fabio de Oliveira
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças;
b) apontar focos de tensão e conflito na articulação entre indivíduo e sociedade;
c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos;
d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
- Docente: Gabriel Inticher Binkowski
- Docente: Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
- Docente: Luis Guilherme Galeao da Silva
- Docente: Miriam Debieux Rosa
Oferecer meios teóricos e metodológicos de modo que seja possívela ao bacharelando:
1. Elaborar e executar um projeto de pesquisa-piloto, culminando em trabalho escrito consistente.
2. Cumprir um ciclo completo de Iniciação Científica que possa amadurecê-lo para ingresso em áreas eletivas de pós-graduação.
3. Consquistar habilidades especiais de pesquisa, condizentes com seu interesse por determinados assuntos e abordagens de Psicologia.
No primeiro semestre de 2023, reúne alunas de tutoria e alunas/os de PUB pesquisa do projeto "Uberização do trabalho e subjetividade: aspectos psicossociais da precarização no contexto neoliberal", coordenado por Fábio de Oliveira.
- Docente: Fabio de Oliveira
Dar ao aluno a possibilidade de avaliar sua responsabilidade como profissional.
- Docente: Danilo Silva Guimaraes
- Docente: Fraulein Vidigal de Paula
- Docente: Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
- Docente: Sandra Maria Patricio Ribeiro
- Docente: Sigmar Malvezzi