Cardio-pneumologia
Nesta disciplina, objetiva-se fornecer informações e conceitos fundamentais sobre o acesso integrado às imagens médicas, padrões existentes e a aplicação da informática no processamento de imagens em Cardiologia. Serão abordados os modelos e os princípios físicos de formação das imagens das principais modalidades em Cardiologia, quais sejam, Raio-X, Tomografia, Ressonância Magnética, Ultrassom, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Medicina Nuclear, além de fornecer conhecimentos básicos em processamento digital de imagens, tais como discretização, contraste, filtragem, compressão, tomografia e quantificação. Serão também desenvolvidos os conceitos modernos da integração de informações clínicas com imagens, em especial o PACS (Picture Archiving and Communication Systems).
Fornecer informações essenciais para a elaboração dos protocolos de pesquisa clínica e experimental, incluindo discussão das bases éticas da pesquisa científica, apresentação dos principais modelos e desenhos de investigação científica e descrição do instrumental básico utilizado nos desenhos e na análise dos resultados dos protocolos de pesquisa. Expor aos alunos os modelos e as normas empregadas na elaboração dos trabalhos científicos e nas Teses ou Dissertações. Apresentar os meios de pesquisa bibliográfica e os princípios de análise crítica da literatura médica.
A disciplina tem como objetivo principal, transmitir aos alunos conhecimentos avançados sobre as adaptações cardiovasculares associadas às mudanças moleculares, celulares e morfológicas provocadas pelo exercício físico. Além disso, visa desenvolver nos alunos uma visão crítica sobre o papel do exercício nas doenças cardiovasculares, proporcionando um ambiente favorável para futuros estudos na área da cardiologia do exercício.