Estomatologia

Produção dos raios X, o uso desta radiação em odontologia, técnicas e o processamento das imagens intraorais, normas de proteção ao paciente, profissional e de sua equipe baseados na legislação brasileira.

Semiologia clínica e radiográfica das lesões do órgão dentário e suas repercussões sistêmicas. Lesões vesicobolhosas. Lesões infecciosas por fungos. Processos proliferativos não neoplásicos.

 

Técnica radiográfica panorâmica. Telerradiografia. Técnicas radiográficas extrabucais. Métodos de localização radiográfica. Controle de qualidade radiográfica. Interpretação da anatomia craniofacial. Relação paciente/profissional em Radiologia Odontológica. Imagem digital aplicada as técnicas intra-orais e extra-orais. Critérios na seleção da imagem radiográfica. Princípios de Tomografia Computadorizada à Odontologia. Tomografia Computadorizada Volumétrica ou por feixe cônico aplicado à Odontologia. Princípios de Ressonância Magnética aplicados à Odontologia. Princípios de ultra-som aplicados à Odontologia. Atendimento pacientes para treinamento clínico e radiográfico.

Fundamentar o graduando para que seus diagnósticos clínicos e decisões terapêuticas sejam os mais precisos, seguros e eficientes quanto possível, baseando-se no entendimento da etiopatogenia e das características microscópicas das alterações do complexo bucomaxilofacial, principalmente os relacionados aos tecidos odontogênicos.
Ao concluir a Disciplina, o aluno deverá estar capacitado a realizar procedimentos cirúrgicos em âmbito ambulatorial, sob anestesia local tais como exodontias e cirurgias pré-protéticas, avaliando, em cada caso, os fatores que podem interferir no planejamento de uma cirurgia e modificando seu plano de tratamento quando for necessário.

A Odontologia apresenta risco de exposição ocupacional. Vias de Infecção em profissionais da saúde. Imunizações. Riscos biológicos. Acidentes de trabalho frente à exposição de materiais biológicos. Central de Material e esterilização, CME. Controle da infecção em artigos e superfícies. Higienização das mãos. Paramentação. Uso de Equipamentos de proteção individual. Legislação brasileira vigente. Gerenciamento de resíduos em serviços odontológicos. O conteúdo será presencial nas atividades teóricas, práticas em clínica e no laboratório e através de atividades remotas complementares.

A Estomatologia no currículo odontológico – Aspectos históricos e evolução. Exame clínico – Anamnese, história médica, exame físico e sinais vitais. Exames complementares. Lesões fundamentais da mucosa bucal – linguagem semiológica. Exame físico da Articulação Temporomandibular. Exame físico das glândulas salivares. Exame físico dos linfonodos.
Diagnóstico clínico e radiográfico das anomalias dentárias. Biópsia. Periapicopatias agudas e crônicas. Lesões pigmentadas. Lesões infecciosas por bactérias. Lesões brancas. Lesões ulceradas. Lesões potencialmente malignas. Câncer bucal. Anomalias craniofaciais. Cistos odontogênicos e não odontogênicos. Tumores odontogênicos. Tumores dos tecidos moles e duros dos maxilares. Doenças das Glândulas salivares. Doenças próprias da língua.
Fundamentar o graduando para que seus diagnósticos clínicos e decisões terapêuticas sejam os mais precisos, seguros e eficientes quanto possível, baseando-se no entendimento da etiopatogenia e das características microscópicas das alterações do complexo bucomaxilofacial, principalmente os relacionados aos tecidos ósseos, da mucosa bucal e glândulas salivares.
Propiciar ao graduando em odontologia o conhecimento das alterações patológicas gerais, com ênfase nas agressões celulares letais e subletais, nos processos inflamatórios e imunopatológicos, nos distúrbios do crescimento celular, nos processos neoplásicos e nos processos hemodinâmicos.