A finalidade desta disciplina é discutir as possibilidades de mediações de conhecimentos científicos e práticas culturais das Ciências Naturais entre crianças pequenas levando em consideração tanto suas características e necessidades como suas possibilidades de produção de cultura e apropriação desses conhecimentos. A partir de uma concepção de criança como sujeito que produz cultura, pretende-se refletir sobre os papéis da ludicidade e do uso de diferentes linguagens expressivas no processo de construção de significados sobre assuntos científicos. Finalmente, tem-se a intenção de discutir algumas questões relativas à formação docente das/dos professoras/es de Educação Infantil no que se refere às suas potencialidades para criar oportunidades de “vivências científicas” para as crianças pequenas mesmo sem terem formação específica na área de Ciências Naturais.
Apresentar e discutir os princípios e fundamentos da Educação em Biodiversidade, sobretudo na perspectiva da Botânica. A partir da Botânica, discutir, desenvolver e aplicar abordagens e estratégias que desenvolvam maior motivação no ensino e na aprendizagem de Ciências e de Biologia. Prover e estimular a reflexão de temas como Biodiversidade, Botânica e Cidadania, coprodução do conhecimento no ambiente escolar, Biodiversidade no âmbito da educação básica, educação de jovens e adultos, e educação quilombola.
Compreender as características do Ensino de Ciências por Investigação. Compreender os aspectos da Natureza da Ciência relacionados ao ensino e à aprendizagem. Reconhecer a importância do Ensino de Ciências por Investigação como abordagem para o desenvolvimento de concepções maduras de Natureza da Ciência na educação científica.
Esta disciplina pretende discutir conhecimentos, atitudes e valores sobre as práticas e a pesquisa em Educação Ambiental (EA), de modo a tornar o pós-graduando capaz de: - Compreender a construção histórica da área de Educação Ambiental no contexto nacional e internacional; - Reconhecer a importância da interdisciplinaridade para a pluralidade da área; - Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental) e suas articulações com os currículos da educação básica e superior; - Compreender as diferentes concepções de Educação Ambiental nas práticas pedagógicas e na formação de professores; - Identificar as principais contribuições da perspectiva crítica para as práticas e a pesquisa em EA; - Identificar as potencialidades da aprendizagem social para as práticas e pesquisas de EA; - Problematizar o papel da Educação Ambiental frente à sociedade de risco; - Vivenciar, analisar e criar estratégias didáticas participativas para a sustentabilidade socioamental e de educomunicação; - Analisar criticamente projetos e práticas de Educação Ambiental; - Analisar perspectivas de pesquisa a partir de plataformas específicas (http://www.earte.net/) e de periódicos e anais de congressos da área; - Produzir novos conhecimentos referentes ao tema no contexto da disciplina.
Esta disciplina propõe-se a abordar a temática da biodiversidade em seus aspectos científicos, socioambientais, culturais e educacionais. Visa estudar como a vida se organiza e se transforma ao longo do tempo; como se desenvolve a diversidade da vida e se distribui no planeta; qual a importância desta biodiversidade para o equilíbrio do planeta e da humanidade; quais são as relações meio ambiente-sociedade na questão do uso da biodiversidade e o papel da educação científica nestes processos. Inicia com uma caracterização da biodiversidade, concebida como a variedade de vida em seus diferentes níveis de organização, do molecular ao ambiental, aprofundando os conceitos fundamentais para a compreensão do seu funcionamento, evolução ao longo do tempo e de sua distribuição ao longo do planeta. A seguir, analisa os mecanismos envolvidos neste funcionamento e evolução, bem como, as interações ecológicas entre os seres vivos e destes com o ambiente. A intervenção humana nestes ambientes naturais e as relações entre meio ambiente e sociedade, quanto a uso da biodiversidade, prosseguem os estudos. A abordagem desta temática no ensino de ciências, bem como, as implicações educacionais, finaliza o presente curso. Além da bibliografia básica das áreas envolvidas, serão trazidos para análise e discussão, artigos referentes à educação para a biodiversidade, no sentido de levantar as principais questões referentes à abordagem desta temática no ensino e na educação científica.