O debate sobre a emergente agenda de pesquisa que cerca o tema da justiça climática, das cidades e as desigualdades ambientais é o objetivo central da disciplina. Nesse sentido, são mobilizados autores clássicos e contemporâneos em chave de leitura crítica, de-colonial e de diálogo entre a ecologia política e a justiça ambiental, para a construção de uma co-produção de conhecimento em sala de aula a partir de debates e análises de casos. É também objetivo tensionar o diálogo destes campos de saberes com a prática da gestão pública e do planejamento urbano face aos desafios do mundo contemporâneo.
Fornecer as bases conceituais que permitem a compreensão da dinâmica dos elementos traços (em especial os metais pesados) nos solos tropicais. Para tanto, serão apresentados os fundamentos da ciência dos solos, especialmente focados no funcionamento dos sistemas pedológicos, de grande importância para o estudo da dinâmica dos metais pesados nos solos tropicais. Os argilominerais, essenciais para a definição da dinâmica e do comportamento desses elementos no solo e na sua relação com o meio ambiente, merecerão um enfoque particular.
Objetivo geral. Entender o potencial da Agroecologia e dos Sistemas Silvipastoris Biodiversos entre outras abordagens na Restauração e Reabilitação Ecológica da paisagem rural. A avaliação das variáveis biofísicas e socioeconômicas considerará a Economia Ecológica como metodologia integrativa de análise. Objetivos específicos. (1) Explorar os conflitos entre agricultura e serviços ecossistêmicos, entendendo a necessidade de ambos em uma escala local e global; (2) Entender o potencial da agroecologia e dos sistemas silvipastoris biodiversos para viabilizar de forma sinérgica o aumento da produção de alimentos, o fortalecimento da agricultura familiar e a restauração e reabilitação de ecossistemas e paisagens rurais antropizadas; (3) Explorar os vieses econômico, ecológico, social e politico dos desafios da reabilitação da paisagem rural no contexto da agricultura familiar; (4) Avaliar o potencial dos diferentes atores sociais no processo de reabilitação da paisagem rural considerando as respectivas demandas e conflitos.
a. Apresentar a problemática dos resíduos sólidos urbanos numa abordagem de “processo”, ou de “ciclo”, evidenciando os vínculos e condicionantes entre sua geração, manejo e remoção final e o meio social e físico (ambiental), estruturando a discussão em três pilares, que alicerçam a existência do “lixo” – a produção (sistema produtivo, políticas, design, arranjos e outros), o consumo (aspectos individuais e coletivos, necessidades, prevenção e outros), o descarte (manejo, tratamento, destinação entre outros), reforçando, intensivamente, a perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar demandada pelo assunto. b. Introduzir três grandes esferas temáticas a partir das quais se desdobram a produção científico-acadêmica e as ações concretas voltadas para os resíduos sólidos urbanos: a gestão (institucional, econômica, tecnológica, ambiental), a política setorial (histórico, contexto, resultados) e os impactos socioambientais (socioeconomia, saúde, planejamento urbano, uso da terra, mudança climática, energia, água e outros). c. Induzir a prática do debate sobre temas mais controversos e recentes referentes aos resíduos sólidos urbanos, a partir de leituras indicadas, enfatizando a produção bibliográfica interna (USP) e externa (artigos), com vistas à apresentação das fronteiras da pesquisa e à provocação da reflexão para além do repertório didático mais convencional que trata do assunto.
A disciplina tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento pelo aluno de uma visão científica crítica sobre as questões naturais e antrópicas envolvidas nas mudanças climáticas globais. Em decorrência, possibilitará uma melhor compreensão do alcance e significado de acordos multilaterais, das políticas públicas e das ações locais na mitigação de causas antrópicas e na adaptação em relação às causas naturais. Considera-se que, ao final da disciplina, o aluno terá adicionado à sua formação as seguintes competências. i) Compreender e diferenciar as causas naturais das causas antrópicas em relação às mudanças climáticas. ii) Analisar a eficácia dos acordos multilaterais para a redução de emissões. iii) Avaliar as políticas públicas e ações desenvolvidas no âmbito nacional ou em outros países. iv) Ponderar sobre a eficácia de estratégias de redução de emissões nos domínios nacional e local. v) Recomendar políticas públicas ou estratégias organizacionais adaptativas em relação às mudanças climáticas ou voltadas para a redução de emissões.
• Discutir os fundamentos que norteiam o conhecimento; • Compreender os avanços e limites do conhecimento científico; • Compreender a mudança paradigmática e o saber socioambiental como um tipo de conhecimento interdisciplinar • Identificar, compreender e discernir as diferentes metodologias que promovem e moldam o desenvolvimento das ciências; • Fornecer subsídios teóricos/metodológicos para a produção do conhecimento nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PROCAM; • Organizar e orientar seminários sobre temas abordados e sua aplicação nos projetos de pesquisa