Disciplinas do Instituto de Energia e Ambiente
Fornecer uma visão geral das aplicações da energia solar fotovoltaica apresentando os princípios básicos dos dispositivos envolvidos na conversão e no aproveitamento da conversão direta da luz em eletricidade. Introduzir as metodologias de dimensionamento das diversas configurações de sistemas fotovoltaicos. Capacitar o estudante a projetar sistemas fotovoltaicos para usos finais que requeiram eletricidade. Justificativa: A energia solar fotovoltaica pode ser utilizada para muitos usos finais que necessitam eletricidade, seja para satisfazer as necessidades de localidades não assistidas pelas redes de distribuição ou bem para gerar energia elétrica de forma distribuída com sistemas conectados à rede elétrica de distribuição. Ambas as aplicações estão rompendo a barreira econômica e urge introduzir ao aluno de graduação em engenharia e física, interessado nessa área, os procedimentos e técnicas de elaboração, instalação e operação de sistemas fotovoltaicos.

Objetivos
A Bioenergia pretende promover o aluno como fonte ambiental da energia da biomassa como principal fonte da biomassa, como uma visão econômica da fonte de energia da biomassa, como uma visão econômica da fonte da biomassa, como uma visão econômica da energia da biomassa. A disciplina combina conhecimentos, sócio-ambientais, políticos e institucionais, formadores de formação de formação para uma visão ampla da biomassa técnica como fonte de energia no Brasil e no mundo.

Argilominerais (esmectita, illita, clorita, caulinita, entre outros) ocorrem principalmente no tamanho argila e são comumente encontrados em sedimentos e rochas sedimentares. Em bacias continentais e marinhas, os argilominerais são importantes indicadores de proveniência, paleoclima, tectônica, história térmica e da qualidade de rochas geradoras e reservatórios de hidrocarbonetos. Essa disciplina fornecerá ao aluno conceitos fundamentais relativos à ocorrência de argilominerais em bacias sedimentares, petrolíferas e não petrolíferas, visando atividades de pesquisa científica e de exploração e produção de petróleo (óleo e gás natural).