Disciplinas Interdepartamentais da FORP
Fornecer subsídios para o entendimento da dinâmica bioquímica existente entre todas as estruturas intrabucais, visando a compreensão dos processos de formação do biofilme dentário, DES-RE (Desmineralização-Remineralização) das estruturas dentárias, bem como o uso de fluoretos e agentes antibiofilme. Ainda, relacionar as alterações bioquímicas bucais às disfunções sistêmicas como causa ou consequência de modificações no funcionamento adequado dos órgãos do corpo humano, permitindo um diagnóstico-preventivo de algumas patologias.
- Docente: Evandro Watanabe
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe de saúde nos diferentes níveis de complexidade do sistema. Especificamente, o estudante se aproxima do trabalho do cirurgião-dentista em diferentes serviços de saúde da rede de atenção em saúde do município e/ou da região de Ribeirão Preto-SP
- Docente: Alexandre Elias Trivellato
- Docente: Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro
- Docente: Ana Paula Terossi de Godoi
- Docente: Cassio Edvard Sverzut
- Docente: Helena de Freitas Oliveira Paranhos
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Rubens Ferreira de Albuquerque Junior
- Docente: Wilson Mestriner Junior
Possibilitar aos alunos reflexão e questionamento às expectativas em relação ao curso de Graduação em Odontologia e à profissão; proporcionar informações básicas e esclarecimentos sobre as diferentes áreas odontológicas de atuação profissional; das oportunidades que a Universidade de São Paulo e a FORP oferecem aos seus alunos, para sua formação acadêmica; Integrá-los à vida da universidade e conscientizá-los sobre seu papel social na sociedade como profissional da saúde. Desenvolver e estimular a participação dos alunos em atividade de extensão permitindo criar condições de formar indivíduos críticos e capazes de refletir não só na área à qual irá se dedicar, mas também relativos aos problemas de saúde bucal da sociedade de uma forma geral.
- Docente: Alma Blasida Concepcion Elizaur Benitez Catirse
- Docente: Andiara De Rossi Daldegan
- Docente: Camila Tirapelli
- Docente: Fernanda de Carvalho Panzeri
- Docente: Luciane Sa de Andrade
- Docente: Maria Cristina Borsato
- Docente: Regina Guenka Palma Dibb
Capacitar o aluno a uma comunicação eficaz e segura: a) junto ao paciente e à equipe de trabalho, b) na apresentação e argumentação, em diferentes fóruns científicos, dos conhecimentos científicos e clínicos produzidos(TCC), d) em atividades educativas, com adequação da linguagem de acordo com o público alvo, que permita a valorização do trabalho realizado.