Química Fundamental
Apresentar os fundamentos e as aplicações dos principais métodos espectroscópicos utilizados em análise química estrutural, de modo a capacitar os alunos a compreender os fenômenos físico-químico envolvidos e interpretar os respectivos espectros, além de esclarecer quais são as potencialidades e limitações de cada técnica para a resolução de problemas químicos. Serão abordadas a espectroscopia infravermelho, eletrônica (uv-vis, luminescência, absorção e emissão atômicas) e ressonância magnética nuclear; e espectrometria de massa.
Introduzir ao aluno a Termodinâmica nos seus conceitos e a sua formulação matemática para, a seguir, aplicá-la no estudo de sistemas químicos.
Esta disciplina semestral é a primeira das duas disciplinas introdutórias sobre química orgânica. Nela, você entrará em contato com a linguagem da química orgânica, incluindo terminologia e representações. Além disso, serão abordados conceitos como  estereoquímica e reações ácido-base de compostos de carbono. Os principais objetivos dessa disciplina são: contextualizar a importância da química orgânica no mundo à nossa volta e apresentar instrumentos teóricos que permitam interpretar observações experimentais e dados computacionais.