Museu de Arte Contemporânea
O curso visa estudar, através de uma abordagem interdisciplinar, inerente à crítica da cultura, as características dos mecanismos de exposição de arte juntamente com os processos de recepção estética, imaginário e memória peculiares à contemporaneidade.
A disciplina visa apresentar um panorama da fotografia no século XX, a partir de suas relações com artes plásticas. Serão problematizadas as diferentes transformações ocorridas no estatuto da arte em decorrência da fotografia, assim como a mudança do paradigma fotográfico ocorrida na passagem do moderno para o contemporâneo.

A disciplina se propõe a dar aos alunos de graduação um panorama geral das principais vertentes da arte moderna, entre o final do século 19 até a virada contemporânea (anos 1960), tomando como ponto de partida as obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)

Com base na Historiografia da Arte Moderna consolidada se dará ênfase aos artistas e suas produções no campo da pintura e da escultura na Itália, naquela da chamada “Escola de Paris” e naquela realizada no Brasil, no período indicado. A disciplina abordará sua circulação em algumas frentes: para fora do que se convencionou chamar de “Belas Artes”, mas também nas artes aplicadas, com especial atenção às artes gráficas; sua inserção no sistema artístico e mecanismos de consagração no mesmo; o trânsito de linguagens e saberes em contextos de migração. E abordará as interfaces com outros campos do saber como o da dimensão da memória entre esses artistas e tendências e relações com a política vigente.

Desenvolver a capacidade de leitura da imagem, do objeto e do elemento artístico, especialmente o musical, construído no tempo e no espaço. Relacionar as transformações nas artes visuais e na música com as modificações operadas na vida social, cultural e política ao longo do período histórico. Contribuir para o enriquecimento e valorização da memória visual dos futuros profissionais, especialmente das artes visuais, do design, da música, das ciências e do patrimônio, tornando-a um instrumento ativo e crítico do processo criativo. Identificar e caracterizar os produtores artísticos e as obras distinguindo as modificações estilísticas, as influências recebidas e o modo como foram originalmente interpretadas. Compreender o percurso das transformações artísticas ocorridas no decorrer da história distribuindo-as por uma periodização analítica e compreensiva.
Analisar as relações entre o patrimônio histórico e artístico, a educação, a comunicação e os museus sob o ponto de vista da valorização da identidade e memória, do direito e das políticas públicas. Permitir a reflexão sobre o papel da interpretação patrimonial no processo de sensibilização para a preservação do patrimônio. Analisar a informação, a documentação e o registro do patrimônio material e imaterial possibilitando uma comunicação atrativa e eficiente, realizada na presença do objeto. Estimular a compreensão das questões relativas à tradição da interpretação do patrimônio cultural em sua busca pela sinalização do valor único de um determinado bem. Fornecer noções sobre estratégias de preservação do patrimônio cultural.