a) Investigar as novas relações entre arte e cidade a partir das mediações promovidas pelo design de interface b) Compreender e discutir as interlocuções contemporâneas entre arte e design no campo das mídias digitais c) Discutir e mapear as particularidades do design de interface no contexto das estéticas dos bancos de dados d) Propor e explorar formas de ocupação dos espaços públicos com plataformas de visualização de dados e acesso a informação e) Capacitar e fomentar a leitura e a crítica dos modelos de cidades inteligentes fundados em sistemas de vigilância
Conhecer e discutir a introdução, desenvolvimento e consolidação do Design moderno no Brasil e sua contextualização histórica. Conhecer e discutir a formação do campo profissional do desenho industrial do Brasil no século XX
Discutir o papel do arquiteto, designer ou projetista frente a problemas decorrentes de impactos ambientais; b) Refletir sobre as possibilidades de construções temporárias, sendo estas portáteis, relocáveis ou desmontáveis; c) Conceituar arquitetura humanitária d) Analisar projetos de abrigos e equipamentos que possam ser transportados inteiros ou em partes para diferentes localidades; e) Trabalhar com métodos colaborativos de elaboração de projetos em grupos com os alunos; f) Exercitar técnicas de apresentação e discussão sobre o tema dos abrigos temporários através de Seminários e Workshops Participativos.
Considerando o indivíduo como ponto central da ação projetual do design, a disciplina tem como objetivo apresentar os princípios e métodos relacionados à abordagem do design centrado no usuário, design centrado no humano e design centrado na experiência dos usuários, bem como sua aplicação na análise e no desenvolvimento de projetos, tanto na área do design e produto como na de comunicação visual. Pretende aprofundar as competências na problematização e o domínio das técnicas de investigação acerca da tríade sujeito / cenário / objeto, capacitando o pesquisador a analisar o design do cotidiano privilegiando a leitura com foco no sujeito e suas ações e interações com os objetos, espaços e sistemas de comunicaçã
: A disciplina tem por objetivo promover reflexões sobre criatividade, processos de criação, assim como discutir, apresentar e experimentar modelos e dinâmicas de criação para o projeto em design. Pretende-se abordar percursos e práticas criativas individuais ou de grupos atuantes no campo do design por meio de estudo de registros e de casos sobre processos projetivos, incentivando a documentação dos percursos individuais