Introduzir os alunos no conhecimento das diversas técnicas nucleares que podem ser usadas para a medida de grandezas da física da matéria condensada, química e biofísica e sua aplicação na investigação das diversas propriedades exibidas pelos materiais. A disciplina é centrada nos aspectos físicos relevantes e coloca as informações específicas, e algumas vezes únicas, obtidas pelas técnicas nucleares numa perspectiva geral.
Apresentar aos ingressantes na área nuclear os fundamentos da interação da radiação ionizante com a matéria. Aplicar os fundamentos no estudo do funcionamento dos detectores a gás, cintiladores, semicondutores e detectores sólidos de traços nucleares, relacionando-os com as necessidades da medida. Apresentar na prática sistemas de detecção e medida das radiações alfa, beta, gama e nêutrons, dando especial atenção ao sistema eletrônico e à análise dos dados. Realizar experiências utilizando vários tipos de detectores, para determinação de atividades alfa, beta, gama e nêutrons

Proporcionar aos alunos de pós-Graduação conhecimentos teóricos e práticos de Radioquímica e Análise por Ativação, de modo que possam utilizar os recursos dessa disciplina na solução de problemas, quando da realização de sua Dissertação e Tese.

O programa objetiva oferecer ao aluno fundamentos básicos de Física Nuclear e uma visão geral das Aplicações de Técnicas Nucleares na Química, Medicina e Indústria. A disciplina será considerada obrigatória, exceto para alunos com mestrado na área nuclear.
Ensinar os requisitos metrológicos necessários à obtenção de resultados de medições químicas consistentes, comparáveis e confiáveis