Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, espera-se que o estudante seja capaz de realizar o diagnóstico de saúde de um território, bem como reconhecer a organização dos serviços de saúde no território, município e região e o sistema de informação em saúde utilizado.
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, o estudante se apropria do trabalho do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família, assim como das ações de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família.
Fornecer conhecimentos sobre os processos patológicos da cárie dentária, doenças do periodonto, alterações pulpares e periapicais agudas e crônicas, cistos, anomalias de desenvolvimento e alterações dos dentes mais comumente encontrados na cavidade bucal e de interesse na prática odontológica no contexto do cenário brasileiro, objetivando sempre o diagnóstico precoce destas lesões para a instituição de terapêutica correta, bem como direcionando para o processo de diagnóstico diferencial mais eficaz e atualizada.
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, espera-se sensibilizar o estudante para a prática na Atenção Primária em Saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família, reconhecendo um território adstrito a uma unidade de saúde e caracterizando os espaços e programas sociais da área.
Objetivo Geral: Permitir ao aluno, e futuro profissional da Odontologia, refletir eticamente sobre o agir do profissional na saúde nas diferentes situações humanas, elaborando uma posição crítica frente às variadas correntes de pensamento da Bioética. Objetivos Específicos: Ao final da Disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; 2) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
Introduzir aos estudantes os conceitos básicos da Estomatologia, e capacitá-los a realizar o exame clínico, solicitar exames complementares e interpretar seus resultados com fins a reconhecer as condições de saúde geral e bucal do paciente. Além disso, a disciplina objetiva fornecer aos estudantes as noções básicas de doenças e condições sistêmicas que tenham interface com a odontologia.


Ambiente digital da Radiologia Básica FORP-USP (2021)

Corpo Docente:

Prof. Christiano Oliveira (responsável)
Prof. Plauto Watanabe
Prof. Carlos Lima


Disciplina optativa livre tem por objetivo geral oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades para a práxis de saúde no subsistema de Saúde Indígena -SUS.
Geral: Situar o estudante no contexto das profissões de saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, sensibilizando-o para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Específicos: • Compreender os modelos explicativos do processo saúde/doença nas abordagens: unicausal, multicausal da produção social e holística e os modos de agir em saúde; • Refletir sobre as práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde; Trabalhar educação em saúde, conhecendo os modelos pedagógicos; • Conhecer a história das políticas públicas de saúde e da Odontologia e relacionar com a situação atual, desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo; • Conhecer e discutir a construção das políticas publica no contexto do setor saúde no Brasil enfocando a Política Nacional de Atenção Básica; • Compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes; • Analisar as políticas de saúde como processo histórico em constante transformação e compreender a saúde da família como uma estratégia possível da implantação/implementação do SUS; • Conscientizar-se de seu papel social no exercício da cidadania; • Inteirar-se da rede de assistência á saúde bucal no SUS; • Refletir acerca da intersubjetividade presente nas relações de ajuda; • Refletir sobre os processos de cuidado em saúde; • Compreender a evolução histórica dos recursos humanos na odontologia • Entender o papel da Antropologia e Sociologia nas profissões de saúde.