O objetivo desta disciplina é fornecer um amplo e consistente tratamento da química da atmosfera, buscando-se conhecer quais os compostos e quais os processos que controlam a quantidade destes na atmosfera, assim como o efeito da ação humana para o ar que respiramos e o planeta como um todo.
O curso objetiva introduzir ao aluno o tópico de ciclos biogeoquímicos marinhos e apresentar algumas das técnicas matemáticas e computacionais usadas pelos modeladores nessa área. Os modelos abrangidos vão desde os simples “"box models"” (que correspondem a sistemas de baixa dimensão de EDOs) até os modelos biogeoquímicos globais mais sofisticados acoplados a uma matriz de transporte (esta representando a circulação oceânica). Este último modelo será explorado em um estudo do ciclo de nutrientes no oceano e seus impactos no balanço de carbono entre o oceano e a atmosfera. O curso pretende fornecer ao aluno conhecimentos suficientes para aplicações em campos correlatos (como ciências atmosféricas e oceanografia), bem como instigar e apoiar novas investigações independentes ou co-supervisionadas.
Desenvolver modelos funcionais de sistemas de medição e respectivos métodos de avaliação de desempenho, com ênfase em redes de superfície e altitude operacionais e experimentais. Entender os conceitos básicos de calibração, amostragem de sinal, conteúdo de informação e controle de qualidade de séries de medições no tempo e espaço. Analisar os instrumentos de medição das variáveis: temperatura, umidade, pressão, vento, radiação, precipitação e vazão de rios na perspectiva de suas aplicações em hidrometeorologia. Estabelecer um jargão de sistemas de medição a partir de definições e formulações explícitas e precisas. Definir redes de medição com base fenomenológica e sistêmica.
Discutir os conceitos físicos necessários para compreender os processos radiativos na atmosfera.
Desenvolver o conhecimento do radar meteorológico Doppler polarimétrico e suas aplicações aos estudos de hidrometeorologia, de física de nuvens, e da dinâmica de mesoescala e sinótica, de modo a capacitar os participantes a utilizar essa poderosa ferramenta de sensoriamento remoto em pesquisas e suas aplicações.