Odontologia Restauradora
Abordagem dos fundamentos e dos princípios da oclusão dental, que devem ser aplicados e respeitados em relação aos tratamentos odontológicos das áreas da endodontia e da dentística restauradora, objetivando a longevidade dos tratamentos e evitando iatrogenias.
Reconhecer e compreender o Sistema Estomatognático e suas bases biológicas e funcionais. Condições de relacionar tópicos vistos nas matérias básicas com os fundamentos da disciplina. Estudo teórico e laboratorial dos aspectos anatomo-morfológicos e funcionais dos componentes do sistema estomatognático (dente, periodonto, articulação temporomandibular e sistema neuromuscular), possibilitando ao aluno o conhecimento da oclusão dental, do relacionamento maxilomandibular, confecção de placas interoclusais e montagem laboratorial e clínica de modelos em articulador semi-ajustável.
Capacitar os alunos a realizarem com segurança, habilidade e agilidade o diagnostico, planejamento clínico, preparo e restaurações, seleção e aplicação de materiais restauradores de acordo com as indicações.
Capacitar o aluno à realizar diagnóstico, estabelecer e executar plano de tratamento e terapêutica medicamentosa, quando necessária, em pacientes portadores de quadro sintomatológico agudo, por meio de estágio clínico, vivenciando o atendimento de urgência junto à clínica odontológica da FORP.
Capacitar os alunos nesta etapa pré-clínica, a diagnosticar, indicar e realizar os preparos cavitários mais complexos e restaurá-los com materiais odontológicos por meio de técnica operatórias exigidas para cada tipo de complexidade.
Fornecer subsídios para que o aluno de pós-graduação possa construir sua própria visão crítica e científica acerca das diferentes técnicas microbiológicas aplicadas à Odontologia, desde a investigação da microbiota planctônica até o biofilme.
Promover o conhecimento da ergonomia e suas principais aplicabilidades relacionadas ao cirurgião-dentista, à sua equipe profissional e ao ambiente odontológico, visando à prevenção de doenças ocupacionais, e, por conseguinte, melhoria na qualidade de vida e aumento de produtividade.
O objetivo dos conteúdos ministrado é promover o conhecimento do controle de infecção no ambiente de trabalho odontológico (clínica e laboratório) bem como promover a prevenção e controle da infecção cruzada nestes ambientes.
Capacitar o aluno, nesta etapa pré-clínica, a diagnosticar, indicar, realizar os diferentes tipos de preparos cavitários e restaurá-los com materiais odontológicos de acordo com suas propriedades físico-químicas e mecânicas, por meio de técnicas operatórias específicas.