A disciplina tem o objetivo geral de oferecer aos alunos um panorama amplo sobre as perspectivas analíticas que têm como foco a fome e a insegurança alimentar, bem como os instrumentos desenvolvidos para seu efetivo combate. Trata-se de um tema multifacetado que envolve questões ambientais, culturais, econômicas, políticas e sociais e exige uma abordagem interdisciplinar que busca elementos descritivos e analíticos em um conjunto de disciplinas consolidadas tanto nas ciências humanas quanto nas ciências sociais aplicadas, dentre as quais a ciência política, a economia, a geografia e a sociologia. O conteúdo trabalhado está focado em experiências latinoamericanas e sobretudo em experiência brasileira e suas relações com atores e arenas nacionais e internacionais. Os objetivos específicos são: - Apresentar a fome como um fenômeno interdisciplinar e a emergência da ideia de Segurança Alimentar e Nutricional; - Apresentar e discutir a construção dos principais instrumentos que compõe as políticas de segurança alimentar na América Latina e principalmente no Brasil, mobilizando categorias de análise da sociologia da ação pública, tais como atores e arenas, processos e instrumentos; - Apresentar, analisar e discutir processos de “circulação de ideias e normas” e disseminação de experiências de políticas públicas em arenas internacionais.
1) Contribuir para a discussão do campo investigativo das linhas de pesquisa no Programa; 2) Auxiliar os estudantes na elaboração de seus projetos de dissertação e tese; 3) Estimular a participação dos orientadores do programa, dos alunos a partir de suas pesquisas, de mestres e doutores egressos do Programa; 4) Estabelecer acompanhamento continuado e reflexão do processo de amadurecimento dos alunos e das questões no desenvolvimento das pesquisas; 5) Favorecer a integração dos alunos ingressantes e já integrados ao Programa que não apresentaram seus projetos em 2015.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental tem como uma das suas finalidades, ampliar o escopo de conhecimento dos seus alunos em torno das políticas ambientais brasileiras como campo temático e de seu diálogo com os debates internacionais. Esta disciplina, com um formato interdisciplinar, foi criada para atender estes objetivos e envolve docentes de diferentes áreas que trabalham numa perspectiva articulada visando ampliar a troca de conhecimentos entre alunos e professores.

Do ponto de vista teórico, o aporte mobilizado é sobre sociologia da ação pública e análise de políticas públicas. Assim, esta disciplina tem o objetivo geral de oferecer aos alunos um panorama amplo sobre as perspectivas analíticas que tem como foco o Estado e suas políticas, apresentando-lhes os principais conceitos, autores e correntes da literatura.

Em termos empíricos, haverá um esforço para apresentar as políticas ambientais do Brasil nos planos nacional, regional e local em torno de temas como biodiversidade, ambiente urbano-metropolitano e ambiente regional, destacando temas como recursos hídricos, resíduos sólidos, qualidade do ar, mudanças climáticas e proteção de áreas naturais.

O curso contará, na medida do possível e das oportunidades, com a colaboração de professores do PROCAM, dos Cursos de Gestão Ambiental e de Gestão de Políticas Públicas da EACH (USP/Leste), bem como de convidados e especialistas nos temas sugeridos.

A disciplina tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento pelo aluno de uma visão científica crítica sobre as questões naturais e antrópicas envolvidas nas mudanças climáticas globais. Em decorrência, possibilitará uma melhor compreensão do alcance e significado de acordos multilaterais, das políticas públicas e das ações locais na mitigação de causas antrópicas e na adaptação em relação às causas naturais. Considera-se que, ao final da disciplina, o aluno terá adicionado à sua formação as seguintes competências. i) Compreender e diferenciar as causas naturais das causas antrópicas em relação às mudanças climáticas. ii) Analisar a eficácia dos acordos multilaterais para a redução de emissões. iii) Avaliar as políticas públicas e ações desenvolvidas no âmbito nacional ou em outros países. iv) Ponderar sobre a eficácia de estratégias de redução de emissões nos domínios nacional e local. v) Recomendar políticas públicas ou estratégias organizacionais adaptativas em relação às mudanças climáticas ou voltadas para a redução de emissões.
• Discutir os fundamentos que norteiam o conhecimento; • Compreender os avanços e limites do conhecimento científico; • Compreender a mudança paradigmática e o saber socioambiental como um tipo de conhecimento interdisciplinar • Identificar, compreender e discernir as diferentes metodologias que promovem e moldam o desenvolvimento das ciências; • Fornecer subsídios teóricos/metodológicos para a produção do conhecimento nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PROCAM; • Organizar e orientar seminários sobre temas abordados e sua aplicação nos projetos de pesquisa
Apresentar aos alunos a discussão sobre a relação entre economia e ambiente, debatendo as visões das principais escolas, bem como desenvolver uma análise crítica sobre a temática de serviços ecossistêmicos, modelagem socioecológica e decrescimento.
A disciplina tem como objetivo fornecer ao aluno(a) de diferentes formações uma perspectiva interdisciplinar, atualizada e crítica quanto ao debate contemporâneo sobre as florestas tropicais. A disciplina buscará discutir como diferentes áreas do conhecimento científico (ecologia, antropologia, ecologia política, ecologia histórica, sistemas complexos) e outras formas de conhecimento (etnoconhecimento) abordam e interagem com as florestas tropicais, capacitando-o(a) a reconhecer e valorizar diferentes visões sobre as mesmas, e diferentes formas de uso, manejo e governança dos ecossistemas florestais. A disciplina tratará também sobre a importância das florestas tropicais para populações tradicionais e sociedades indígenas (forest-based livelihoods); a evolução conceitual das definições de floresta tropical no âmbito internacional e suas implicações para as políticas públicas; as escolas de Bloomington e Wageningen e a governança florestal; a evolução da política florestal na América Latina e no Brasil e suas implicações.
O Curso pretende fornecer uma introdução ao geoprocessamento (SIG/GIS) com uso dos softwares livres QGIS e GRASS-GIS. Uma visão geral sobre o Software Livre será feita inicialmente. Através de exemplos, os alunos poderão aprender a realizar análises espaciais simples com os programas QGIS e GRASS-GIS.
Objetivo geral. Entender o potencial da Agroecologia e dos Sistemas Silvipastoris Biodiversos entre outras abordagens na Restauração e Reabilitação Ecológica da paisagem rural. A avaliação das variáveis biofísicas e socioeconômicas considerará a Economia Ecológica como metodologia integrativa de análise. Objetivos específicos. (1) Explorar os conflitos entre agricultura e serviços ecossistêmicos, entendendo a necessidade de ambos em uma escala local e global; (2) Entender o potencial da agroecologia e dos sistemas silvipastoris biodiversos para viabilizar de forma sinérgica o aumento da produção de alimentos, o fortalecimento da agricultura familiar e a restauração e reabilitação de ecossistemas e paisagens rurais antropizadas; (3) Explorar os vieses econômico, ecológico, social e politico dos desafios da reabilitação da paisagem rural no contexto da agricultura familiar; (4) Avaliar o potencial dos diferentes atores sociais no processo de reabilitação da paisagem rural considerando as respectivas demandas e conflitos.