O objetivo do curso é familiarizar o aluno com os problemas conceituais, filosóficos e de interpretação da Física Quântica, desenvolver sua intuição para que ele saiba prever o resultado de experimentos de pensamento, e reforçar seu manuseio do formalismo de medições.
Possibilitar ao aluno de Pós-Graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Possibilitar ao aluno de Pós-Graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.

OBJETIVOS:

  • Investigar a influência das formas de organização social produzidas pela ciência e pela tecnologia no mundo atual;
  • Investigar as novas formas de lidar com o conhecimento na tomada de decisões, em especial envolvendo o tema risco. 
  • Avaliar os meios individuais e institucionais para lidar com os desafios de uma sociedade de riscos manufaturados em seu interior.
  • Refletir criticamente sobre a adequação da educação básica em ciências para lidar com o tema risco, em particular sobre o tipo de problemas propostos.
  • Desenvolver linhas de ação para a formação dos professores, para a produção de currículos e programas para lidar com o tema risco.