1. Conhecer os aspectos mais relevantes da epistemologia Biológica de Humberto Maturana; 2. Compreender os princípios básicos da Biologia do Conhecer; 3. Discutir as consequências da epistemologia de Humberto Maturana para o Ensino de Ciências e de Biologia.
A finalidade desta disciplina é discutir as possibilidades de mediação do conhecimento científico entre crianças de Educação Infantil levando em consideração tanto as características e necessidades das crianças pequenas como suas possibilidades de apropriação desses conhecimentos. A partir de uma concepção de criança como sujeito que produz cultura, pretende-se refletir sobre os papéis da ludicidade e do uso de diferentes linguagens expressivas no processo de construção de significados sobre assuntos científicos. Finalmente, tem-se a intenção de discutir as características identitárias das/dos professoras/es de Educação Infantil e os saberes docentes mobilizados para que estas/es profissionais ensinem Ciências mesmo sem ter formação específica.
Ler e discutir capítulos do livro A origem das espécies, de Charles Darwin, analisando-o com a perspectiva diacrônica da metodologia da história da ciência para estabelecer o contexto científico da época. Discutir sobre algumas das ideias e autores que exerceram maior ascendência sobre Darwin e como ele reagiu a elas, comparando interpretações de diferentes historiadores da biologia. Discutir o ensino de evolução e o papel da História da Ciência na formação de cientistas e professores de ciências e biologia como uma das estratégias para ampliar a motivação, a compreensão e a valorização da própria ciência.
Esta disciplina pretende discutir conhecimentos, atitudes e valores sobre as práticas e a pesquisa em educação ambiental, de modo a tornar o pós graduando capaz de: - Compreender a construção histórica da área de educação ambiental no contexto nacional e internacional; - Reconhecer a importância da interdisciplinaridade para a pluralidade da área; - Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes curriculares Nacionais de Educação Ambiental); - Compreender as diferentes concepções de educação ambiental nas práticas pedagógicas e na formação de professores; - Identificar as principais contribuições da perspectiva crítica para as práticas e a pesquisa em EA; - Identificar as potencialidades da aprendizagem social para as práticas e pesquisas de EA; - Analisar perspectivas de pesquisa a partir de plataformas específicas (http://www.earte.net/) e de periódicos e anais de congressos da área; - Produzir novos conhecimentos referentes ao tema no contexto da disciplina.