Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Educação
Abordar, sob diferentes perspectivas, as questões educacionais de caráter histórico, filosófico, cultural, sociológico, curricular, avaliativo, político e administrativo de âmbito nacional e internacional.
Levar o aluno a tomar conhecimento e se apropriar das diferentes formas de se fazer, ler, interpretar e dar aplicabilidade à pesquisa em educação. Compreender as relações entre as pesquisas e diferentes práticas de trabalho educacional.
• Levar o aluno a tomar conhecimento e se apropriar das diferentes formas de se fazer, ler, interpretar e dar aplicabilidade à pesquisa em educação; • Compreender as relações entre as pesquisas e diferentes práticas de trabalho educacional.
• Levar o aluno a tomar conhecimento e se apropriar das diferentes formas de se fazer, ler, interpretar e dar aplicabilidade à pesquisa em educação; • Compreender as relações entre as pesquisas e diferentes práticas de trabalho educacional.
Levar o aluno a tomar conhecimento e se apropriar das diferentes formas de se fazer, ler, interpretar e dar aplicabilidade à pesquisa em Educação. Compreender as relações entre as pesquisas e diferentes práticas de trabalho educacional.
Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos: - Propiciar ao aluno conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial. - Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação. - Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. - Propiciar ao aluno contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos: - Propiciar ao aluno conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial. - Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação. - Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. - Propiciar ao aluno contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
O Projeto Integrado de Estágio Docência em Especial – PIED EE – trata-se da parte aplicada da disciplina obrigatória Educação Especial: fundamentos, políticas e práticas escolares que tem como premissa em seu programa o direito de todos à educação escolar, com a garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças. O estágio visa, neste contexto, propiciar ao aluno experiências em diferentes espaços formais de educação que atendam ao público-alvo da educação especial, em uma perspectiva inclusiva, preferencialmente em instituições públicas de ensino regular, de maneira a criar articulações entre a legislação, a política, os fundamentos, os aspectos metodológicos e as práticas pedagógicas.