Artes Plásticas
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos relativos a concepção, criação e finalização do produto gráfico para mídia impressa. A disciplina enfoca a produção de livros de artista, suas especificidades e o seu lugar no universo das artes visuais. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Disciplina que terá como principais objetivos: elaborar, analisar e colocar em prática os diferentes conceitos apresentados; acompanhar projetos dirigidos; analisar os diferentes projetos multimídias desenvolvidos.
Disciplina de caráter teórico-prático que tem como preocupação analisar, discutir e colocar em prática os diferentes conceitos envolvidos neste campo. O foco principal é criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. As aulas abrangerão alguns dos tópicos abaixo, que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento; multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores; os conceitos de: interatividade, interface, imprevisibilidade, navegação, etc.; análise e discussão de diferentes programas multimídia e sites; panorama da arte e tecnologia; entre outros. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais e trataremos essencialmente de imagens fixas, ou, aquelas que não nos causam o efeito de mudança espaço-temporal efetivamente. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Estimular pesquisas visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam a prática artística em Artes Visuais. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Artes Visuais II. Para os Alunos de Licenciatura: A disciplina tem como principal objetivo possibilitar que os estudantes mobilizem experiências e conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo da graduação, na concepção e realização de projetos de pesquisa e/ou de ação cultural e educativa, voltado às áreas da arte/educação.
O foco principal será criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva dos processos criativos envolvidos será atingida.
Esta disciplina busca analisar o conceito de Imagem através do olhar dos meios digitais e as contribuições dos recursos tecnológicos à arte e comunicação de forma atualizada, com bibliografia e respectivos reflexos do cenário contemporâneo. A tecnologia sempre esteve atrelada ao desenvolvimento das linguagens e faz com que estas sejam constantemente reavaliadas, este é o motivo principal para se continuar a pesquisar imagens hoje em dia. Da Imagem Técnica a Realidade Aumentada, das Novas Visualizações de Dados e o conceito do Pós-Digital, estarão sendo refletidos a partir de teóricos e trabalhos artísticos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: 1. Conhecer os conceitos básicos envolvidos; 2. Refletir sobre o relacionamento entre arte, comunicação, ciência e novas tecnologias digitais.