Disciplinas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
Fornecer subsídios teóricos e práticos para o uso de recursos ligados aos cuidados em saúde realizados à distância, envolvendo o uso de tecnologias de informação e de comunicação, visando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios relacionados às anomalias craniofaciais
Discutir as bases neuromusculares das funções associadas ao sistema estomatognático: mastigação, sucção, deglutição e fonoarticulação para a compreensão das disfunções que afetam o sistema, particularmente aquelas resultantes das deformidades orofaciais, e dos procedimentos ortopédico-cirúrgicos utilizados para sua correção. Discutir o impacto dos principais procedimentos reabilitadores sobre o sistema estomatognático de indivíduos com anomalias craniofaciais. Analisar, criticamente, os métodos disponíveis para estudo das funções estomatognáticas. Estimular a busca de soluções e tecnologias inovadoras para a resolução das disfunções estomatognáticas.

Objetivos

Proporcionar o diagnóstico e o tratamento de anomalias dentário-esqueléticas associadas a malformações orofaciais congênitas em cada uma das especialidades de Odontologia. Discutir as possibilidades e limitações terapêuticas. Capacitar o aluno a desenvolver projetos de pesquisa, com o objetivo de: 1) avaliar os efeitos das intervenções das diferentes especialidades na reabilitação de pacientes com fissura labiopalatina; 2) a proposição e uso de novas técnicas e tecnologias para ajudar na otimização e racionalização do tratamento, com o objetivo de reduzir o desconforto, os custos, o tempo da cadeira e a morbidade do paciente / família, além da estabilidade dos resultados

Capacitar o aluno a aplicar e interpretar procedimentos de análise estatística aplicáveis a modelos experimentais simples utilizados na área de saúde. O curso dá ênfase nos princípios e limitações bem como nas pressuposições e restrições envolvidas nos diferentes modelos de análise estatística mais do que nos procedimentos de cálculo envolvidos. São discutidos os diferentes níveis de mensuração em experimentos da área biomédica e a maneira como eles afetam o modelo experimental e a interpretação dos resultados bem como o modelo estatístico apropriado.
Apresentar os princípios básicos dos métodos de ressonância magnética e tomografia computadorizada aplicados ao estudo das estruturas craniofaciais e de suas malformações. Apresentar de forma sistematizada a correlação entre as alterações morfológicas e funcionais das estruturas craniofaciais e os distúrbios relacionados
  • Permitir ao aluno de pós-graduação o entendimento dos processos de crescimento físico e dos métodos de avaliação do crescimento. 
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudos do crescimento, tomando-os como modelo de avaliação das condições de saúde do indivíduo e da coletividade e reconhecer suas limitações.

Objetivo

Discutir os princípios da engenharia de tecido e sua aplicação clínica na odontologia e

especificamente no processo de reabilitação da fissura labiopalatina.


Justificativa 

Um dos maiores desafios no processo de reabilitação da fissura labiopalatina consiste no fechamento da fístula buco-nasal, formação óssea no rebordo alveolar e a reabilitação protética de dentes ausentes na região da fissura. A cirurgia moderna embasa-se em critérios minimamente invasivos o que diminui o desconforto pós-operatório, risco e tempo cirúrgico, equipe cirúrgica e custo da cirurgia. Até o momento as técnicas cirúrgicas com os melhores resultados ainda são invasivas com a necessidade de leito doador paraa remoção de enxerto. A bioengenharia tecidual consiste em uma área de pesquisa recente e vem corroborar com os conceitos modernos de cirurgia minimamente invasiva contribuindo para a busca de um biomaterial, células ou fatores de crescimento que sejam verdadeiros substitutos ósseos com resultados igual ou superiores ao autógeno. Neste contexto, noções básicas sobre a bioengenharia tecidual é fundamental para pós-graduandos que atuam diretamente no processo de reabilitação da fissura labiopalatina.


Conteúdo

1. Fundamentos da engenharia de tecido; 

2. Histórico e conceito de engenharia de tecido; 

3. Células indiferenciadas e diferenciadas; 

4. Biomateriais; 

5. Fatores de crescimento; 

6. Células tronco e a odontologia; 

7. Aplicações terapêuticas da engenharia de tecido.

Esta disciplina teórico-prática propõe preparar o pós-graduando para o gerenciamento interdisciplinar e integrado dos distúrbios funcionais (alimentação, fala, audição, linguagem, aprendizagem) relacionados à presença de síndromes e anomalias craniofaciais incluindo a fissura labiopalatina e disfunção velofaríngea congênita.
Proporcionar ao aluno de pós-graduação stricto sensu bases teóricas e práticas sobre as novas tecnologias associadas à prática docente promover um treinamento sobre as diferentes formas de apresentação em congressos, seminários, teses e aulas teóricas.

Objetivos:

Aprofundar o conhecimento quanto ao processo de desenvolvimento dos distúrbios da linguagem, fala e audição nas anomalias craniofaciais; Promover uma reflexão crítica sobre os procedimentos de avaliação e reabilitação, e discutir novas possibilidades de tratamento frente aos avanços do conhecimento nas diferentes áreas relacionadas à reabilitação, com base na produção científica atual.

Justificativa:

O processo de reabilitação dos distúrbios da comunicação associados às anomalias craniofaciais sofreu importantes avanços nos últimos anos e por essa razão é fundamental refletir sobre a atuação dos diversos profissionais envolvidos nas diferentes fases do tratamento, no que diz respeito à linguagem, fala e audição, de modo a estimular o desenvolvimento de estudos avançados e investigação científica integrada entre as áreas.