O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais aspectos da gestão sustentável de resíduos sólidos, com enfoque nas questões de geração, fluxos e valorização, visando à máxima recuperação e minimização de impactos ambientais e efeitos à saúde. Apresentar a gestão dos resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos industriais e resíduos especiais, enfatizando as etapas do gerenciamento e os processos de valorização, tratamento e disposição final, como também discutir as políticas públicas e marco legal regulatório inerentes. Compreender os princípios e técnicas de gestão de resíduos sólidos, considerando os aspectos legais, técnicos, ambientais, econômicos e sociais e as possibilidades de consorciamento, gestão integrada e participativa. Realizar visitas técnicas a instalações de valorização, tratamento e disposição final de resíduos.
Este curso se propõe a discutir elementos que compõem o debate atual sobre as dimensões sociais do risco, privilegiando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas das Ciências Sociais, em particular da Sociologia Ambiental, da Sociologia do Risco e Incerteza e da Comunicação Social, que enfocam as interpretações e vivências que os grupos sociais atribuem às experiências de risco. Por meio de referências teóricas e instrumentos de análise sobre as dimensões sociais do risco, a disciplina busca ampliar o interesse investigativo sobre modos de vida e dinâmicas contemporâneas na formação dos pós-graduandos.
A disciplina  Seminários de Investigação tem por objetivo aprofundar, teórico e analiticamente, questões presentes no processo de elaboração de um projeto de investigação. Busca contribuir na revisão dos projetos de investigação apresentados pelos pós-graduandos, no momento de ingresso ou nos primeiros semestres de seu processo de formação, com ênfase, na compreensão dos métodos e estratégias de investigação, estimulando a criatividade e inovação na construção de suas pesquisas, na perspectiva da sustentabilidade.