Oferecer aos alunos fundamentos acerca dos fatores bióticos e abióticos em escalas de tempo recente e histórico que determinam os padrões de distribuição espacial e temporal das espécies de vertebrados (com ênfase nos mamíferos). Fornecer aos alunos uma visão histórica do pensamento biogeográfico, e das técnicas recentes utilizadas na recuperação e interpretação de padrões e processos biogeográficos e como estas técnicas podem ser empregadas na biologia da conservação.
- Docente: Alexandre Reis Percequillo
Levar o aluno a entender a trajetória da formação do conhecimento científico, suas características, e principais influências do pensamento ocidental. Também pretende-se levar o aluno a realizar reflexão teórica em torno das principais questões decorrentes desse pensamento: disciplinaridade, transdisciplinaridade, racionalidade e desafios para a pós-modernidade, cultura e ética. Informar os alunos sobre os debates que envolvem a discussão de novos rumos para o conhecimento científico, em consonância com os principais pensadores da atualidade nessa área.
- Docente: Laura Alves Martirani
- Docente: Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello
Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de integrar sua formação como docente do ensino superior à formação de pesquisador, a partir do desenvolvimento de sua autonomia, de sua capacidade reflexiva sobre a docência e de sua compreensão da necessidade de inserção das preocupações socioambientais na prática educativa do ensino superior.
Objetivos específicos:
- refletir e problematizar a forma de ensino no ensino superior, buscando novas formas de desenvolver a prática educativa;
- compreender teoricamente o processo de construção de conhecimentos pelos sujeitos, fundamentando-se na teoria de Piaget;
- analisar as transformações necessárias ao ensino e ao papel do professor, identificando o próprio desenvolvimento profissional e sua relação com as mudanças sugeridas pelas perspectivas construtivistas
- inserir as questões socioambientais na elaboração da prática docente do ensino superior.
Para que estes objetivos sejam atingidos, o aluno (pós-graduando) deverá desenvolver um papel ativo, assumindo a busca do conhecimento. O curso se orientará, em grande parte, pela perspectiva construtivista, em que o foco se desloca do ensino para a aprendizagem e do professor para o aluno.
- Docente: Vania Galindo Massabni
Oferecer aos alunos fundamentos de biologia da conservação que sirvam para a compreensão dos fatores extrínsecos (bióticos e abióticos) que promovem declínios populacionais e extinções de espécies, das características intrínsecas que as predispõem a essas ameaças e das estratégias utilizadas em sua conservação.
- Docente: Flavio Bertin Gandara Mendes
- Docente: Jaime Bertoluci
- Docente: Teresa Cristina Magro Lindenkamp
Levar o aluno à reflexão sobre a ecologia no contexto da subjetividade humana e da gestão. O intuito é permitir que o pós-graduando considere, a partir de uma perspectiva filosófica e sociológica, a questão ecológica permeada pela subjetividade, táticas e estratégias de gestão nas organizações.
- Docente: Luciano Mendes
Analisar as consequências das Guerras Híbridas nas políticas públicas relativas ao ambiente. Analisar o contexto e as causas do Golpe de Estado; o contexto internacional e interno; as propostas subjacentes que conduziram os golpistas à ação; explicitar mudanças nas políticas socioambientais implementadas pelos governos Temer e Bolsonaro, buscando expor o ideiário neoliberal, antiambiental, antissocial e antinacional das medidas adotadas. Analisar a causas da fragilidade da democracia brasileira. Preparar os estudantes para considerar as condições externas e as Guerras Híbridas na avaliação das políticas socioambientais.
- Docente: Adalmir Leonidio
- Docente: Ademir de Lucas
- Docente: Antonio Ribeiro de Almeida Junior
- Docente: Marcos Sorrentino
- Docente: Paulo Eduardo Moruzzi Marques
- Desenvolver nos estudantes a capacidade de entender os sistemas de produção agrícola enquanto partes da biosfera, sujeitas às mesmas leis que regem os fenômenos ecológicos naturais.
- Aprofundar a compreensão dos grandes desafios do sistema agroalimentar atual, e desenvolver a compreensão dos vários aspectos de sua complexidade.
- Capacitar os estudantes a analisar sistemas de produção agrícola atuais, e, a partir de suas condições concretas, desenhar e implantar sistemas de produção ecologicamente melhorados.
- Docente: Carlos Armenio Khatounian