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1.Conceituar a Cartografia e as ciências e técnicas vinculadas à Cartografia: Geodesia e Topografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas. 2.Leitura e uso de cartas topográficas em formato analógico e digital. 3.Conhecimento detalhado do processo de elaboração de uma carta topográfica. 4.Conhecimento teórico-prático de tecnologias cartográficas ou de apoio cartográfico como Cartografia Digital e GPS.

1.Conceituar a Cartografia e as ciências e técnicas vinculadas à Cartografia: Geodesia e Topografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas. 2.Leitura e uso de cartas topográficas em formato analógico e digital. 3.Conhecimento detalhado do processo de elaboração de uma carta topográfica. 4.Conhecimento teórico-prático de tecnologias cartográficas ou de apoio cartográfico como Cartografia Digital e GPS.

1.Conceituar a Cartografia e as ciências e técnicas vinculadas à Cartografia: Geodesia e Topografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas. 2.Leitura e uso de cartas topográficas em formato analógico e digital. 3.Conhecimento detalhado do processo de elaboração de uma carta topográfica. 4.Conhecimento teórico-prático de tecnologias cartográficas ou de apoio cartográfico como Cartografia Digital e GPS.

OBJETIVOS Geral Analisar a produção do espaço agrário, tendo como perspectiva as mudanças nas relações e nas técnicas de produção, de armazenamento e de comercialização, bem como o intrínseco vínculo que tais mudanças estabelecem com o Estado e com a metamorfose do significado da terra na reprodução das relações sociais. Específicos • Discutir as principais correntes teóricas da Geografia Agrária. • Analisar a natureza das relações de produção e de trabalho no seio das atividades agrárias. • Compreender as diferenciações das estruturas agrárias face aos sistemas socioeconômicos. • Enfatizar as transformações recentes no campo, especialmente no brasileiro. EMENTA • Geografia Agrária e questão agrária • Agricultura sob diferentes modos de produção • Renda da terra: organização interna e especificidades das atividades agrárias • Industrialização da agricultura • Transformações históricas nas relações de produção e de trabalho no campo brasileiro • Situação atual do campo no Brasil: estrutura agrária, conflitos sociais e questão política CONTEÚDO • Propriedade, renda da terra e reprodução camponesa • Reprodução camponesa: família, terra e trabalho • Diversidade da produção camponesa: muitos nomes, múltiplas leituras • Caiçaras e Quilombolas: outras faces do campesinato • Modernização da agricultura • Luta pela terra e reforma agrária no Brasil
Geral Analisar a relação entre natureza e sociedade na formação das populações tradicionais, tomando como referência a reprodução material e imaterial de comunidades quilombolas e caiçaras, bem como a necessidade de superação de uma leitura dualista entre o moderno e o tradicional no Brasil. Específicos Discutir os conceitos de ambiente, trabalho e cultura; Debater as matrizes teóricas de compreensão das populações tradicionais; Analisar os dilemas e as perspectivas de reprodução material e imaterial das populações tradicionais, particularmente as quilombolas e caiçaras; Propor práticas de intervenção política e social junto às populações tradicionais.

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