Possibilitar a compreensão das principais perspectivas teórico-metodológicas da Terapia Ocupacional e de seu processo de constituição histórico e social.
- Docente: Sandra Maria Galheigo
- Docente: Silvia Maria Amado João
- Docente: Carolina Fu
- Docente: Leda Tomiko Yamada da Silveira
I - Possibilitar ao aluno a reflexão e a compreensão dos (das): processos de adoecimento e do cuidado, destacando-se aqueles relativos às intervenções hospitalares; descontinuidades no viver e no cotidiano do sujeito e de sua rede social, ocasionados pelo processos de adoecimento e hospitalização, que podem vir a se agravar pelas condições de vulnerabilidade social a que estão submetidos; norteadores teórico-metodólogicos para a assistência hospitalar a partir da perspectiva da integralidade e da humanização do cuidado; práticas e saberes da terapia ocupacional no hospital e em seus contextos, apoiados nos princípios de uma clínica ampliada que reconhece e acolhe as necessidades singulares das pessoas sob cuidados clínicos ou cirúrgicos e de sua rede social; desafios para a construção e fortalecimento de uma atenção hospitalar, fundada em ações de cuidado interdisciplinares, intersetoriais e em rede. II - Possibilitar ao aluno o conhecimento dos (das): domínios, populações, quadro clínicos e espaços mais comuns nas práticas da terapia ocupacional no hospital; dinâmicas de atendimento e abordagens próprias a cada domínio, população, quadro clínico e espaço de atendimento.
- Docente: Sandra Maria Galheigo