Patologia
Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar ao aluno ingressante na Pós-graduação conceitos básicos sobre boas práticas de laboratório, biossegurança e procedimentos operacionais padronizados, além do planejamento de experimentos que envolvem o uso de animais visando a reprodutibilidade dos resultados.
Proporcionar aos alunos os conhecimentos sobre as características e propriedades farmacológicas dos medicamentos usados no tratamento, controle, diagnóstico e prevenção das doenças dos animais. Capacitar os alunos para a tomada de decisões frente ao uso de medicamentos em animais de companhia e de produção. Conhecer a legislação brasileira dos medicamentos empregados em Medicina Veterinária.
Seguindo uma tendência internacional, o uso de animais no ensino de graduação tem sido progressivamente substituído por alternativas, tais como programas de computador, manequins e simuladores, cadáveres de animais obtidos de maneira ética e atividades relacionadas ao atendimento de casos clínicos de rotina. A educação humanitária e o debate sobre alternativas ao uso de animais no ensino superior é uma questão relativamente recente no Brasil. Somente em 2008 foi aprovada a lei 11.794 que cria o Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) e regulamenta o uso de animais no ensino e pesquisa. Sendo assim, a disciplina visa apresentar ao corpo discente os princípios éticos e legais no uso de animais no ensino superior e na pesquisa biomédica.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP