Promover a discussão sobre a natureza de projetos voltados ao desenvolvimento de uma dissertação do MPEM/IME-USP, como devem ser estruturados, seus objetivos e como formular questões de pesquisa. Promover experiências com pesquisa de fontes bibliográficas, seja em acervos físicos (bibliotecas) ou na internet, voltadas à discussão das diferentes metodologias de pesquisa em Ensino de Matemática– em particular elementos de teoria e prática de pesquisa qualitativa do tipo experimento de ensino, estudo de caso, pesquisa de levantamento, design research, análise de dados quantitativos, dentre outros. Aprimorar as habilidades de leitura, de avaliação crítica de textos acadêmicos da área ede elaboração de relato escrito e oral. Desenvolver a habilidade de redigir textos em formato acadêmico visando a preparação do pós-graduando para a redação de sua dissertação de mestrado.
- Apresentar e discutir o uso de ferramentas tecnológicas (calculadoras, computadores, Internet) úteis no ensino e aprendizagem de Matemática, por possibilitarem discussão de conceitos e propriedades matemáticas e questionamentos por parte dos alunos. - Estudar como as novas tecnologias podem provocar a necessidade de novos saberes, de novas competências e problematizações na prática docente. - Desenvolver ferramentas que possam apoiar uma análise crítica, por parte do professor, de recursos digitais colocados a sua disposição, identificando seus potenciais e suas limitações para a Educação Matemática.