Ciências Farmacêuticas
As mudanças nos parâmetros de competição têm trazido para as empresas evidencias que um novo requisito essencial para o sucesso e para o crescimento é a inovação organizacional e de produtos.
Objetivo é apresentar e discutir os principais aspetos da área de Gestão de Inovação de Produtos abordando os principais temas da área proporcionando um tratamento holístico desta. Discutir pesquisas atuais sobre gestão de inovação de produtos e tendências da área.
Este curso, com base no conhecimento atual existente e na prática subjacente, além de criar um espaço para facilitar a interação e troca de idéias e experiências entre os participantes nesta área do conhecimento, procura desenvolver nos alunos:
a) Entendimento sobre o processo de inovação tecnológica em empresas e sobre a importância de sua administração;
b) Capacidade de desenvolver um completo diagnóstico e análise, da capacitação em gestão de inovação das empresas e no âmbito das instituições de pesquisa
c) Um estímulo e condições apropriadas para o desenvolvimento de estudos, competências e pesquisas nesta área;
d) Uma habilidade crítica para apreciar a aplicabilidade do material apresentado na situação atual das empresas brasileiras.
- Docente: Vania Passarini Takahashi
A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.
- Docente: Cristiane Masetto de Gaitani
- Docente: Flavio da Silva Emery
- Docente: Ivone Carvalho
- Docente: Kamilla Swiech Antonietto
- Docente: Leonardo Regis Leira Pereira
- Docente: Lorena Rigo Gaspar Cordeiro
- Docente: Marcia Eliana da Silva Ferreira
- Docente: Maria Jose Vieira Fonseca
- Docente: Monica Tallarico Pupo
- Docente: Priscyla Daniely Marcato Gaspari
- Docente: Regina Celia Garcia de Andrade
- Docente: Vania Passarini Takahashi
Familiarizar os discentes com os conceitos fundamentais de administração geral e marketing farmacêutico, de modo a lhes oferecer os elementos necessários para a atuação prática na gestão de organizações farmacêuticas e cosméticas.
- Propiciar aos discentes uma visão crítica e prática das atividades administrativas e de marketing no ambiente das empresas do setor farmacêutico e cosmético.
- Discutir as novas formas de participação do profissional farmacêutico no mercado de trabalho.
- Docente: Vania Passarini Takahashi
Fornecer ao aluno conhecimentos sobre o método clínico, a farmacoterapia e o uso racional de medicamentos das diferentes classes terapêuticas, incluindo aspectos clínicos, terapêuticos, além das reações adversas e interações medicamentosas clinicamente importantes. Além de correlacionar os aspectos terapêuticos com os processos patológicos dos pacientes analisados.
- Docente: Fabiana Rossi Varallo
- Docente: Leonardo Regis Leira Pereira
- Docente: Marilia Silveira de Almeida Campos
A Disciplina de Nanotecnologia Farmacêutica tem por objetivo transmitir aos estudantes os fundamentos e os conceitos da Nanotecnologia de forma geral e abordar a sua aplicação na área da saúde. Além disso, transmitir conhecimento dos processos de produção e caracterização de nanoestruturas bem como suas avaliações em sistemas biológicos in vitro e in vivo.
- Docente: Priscyla Daniely Marcato Gaspari
Familiarizar os discentes com os conceitos fundamentais de administração geral e marketing farmacêutico, de modo a lhes oferecer os elementos necessários para a atuação prática na gestão de organizações farmacêuticas e cosméticas.
- Propiciar aos discentes uma visão crítica e prática das atividades administrativas e de marketing no ambiente das empresas do setor farmacêutico e cosmético.
- Discutir as novas formas de participação do profissional farmacêutico no mercado de trabalho.
- Docente: Vania Passarini Takahashi
Fornecer ao aluno conhecimentos sobre a farmacoterapia e o uso racional de medicamentos das diferentes classes terapêuticas, incluindo aspectos clínicos, terapêuticos, além das reações adversas e interações medicamentosas clinicamente importantes. Além de correlacionar os aspectos terapêuticos com os processos patológicos dos pacientes analisados.
- Docente: Alan Maicon de Oliveira
- Docente: Leonardo Regis Leira Pereira
- Docente: Marilia Silveira de Almeida Campos