Psicologia Experimental
Ajuda com Pesquisar cursos

Familiarizar o aluno com os fatos e as teorias referentes aos aspectos sociais do desenvolvimento e da aprendizagem, especialmente no que diz respeito à resolução de problemas por meio da perspectiva evolucionista e comparada, considerando também uma abordagem ecológica, e enfatizando a importância da aprendizagem socialmente mediada para a transmissão de informações e formação de tradições e cultura.

O principal objetivo desta disciplina é promover a reflexão histórico-filosófica sobre a construção do conhecimento psicológico, sobre as práticas psicológicas e sobre problemas envolvidos na formação e no exercício profissional em Psicologia. Essa reflexão terá como base aulas expositivas sobre temas e questões que estiveram presentes desde as origens da Psicologia como campo de saber e que ainda o estão, contemporaneamente, embora revestidas de outras formas e sentidos. Adicionalmente, serão também trabalhados pelos alunos, através de leitura e discussão supervisionadas pelos docentes e monitores, textos de autores fundamentais na construção e discussão sobre aqueles temas e questões.

Proporcionar condições para o aluno planejar, desenvolver, analisar e avaliar criticamente pesquisas na área de História e Filosofia da Psicologia.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP