Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas
Ao final da disciplina, o pós-graduando deverá ser capaz de: • Conhecer as especificidades do trabalho pedagógico; • Articular os conhecimentos sobre pedagogia e didática com o conteúdo específico para aplicação no Ensino Superior; • Planejar uma disciplina de graduação na área de Farmácia e afins, baseado nas diretrizes curriculares nacionais e nas concepções educacionais previstas no projeto pedagógico.
a) Curso Teórico: - fornecer ao aluno uma visão integrada sobre Bromatologia e Nutrição, abrangendo a caracterização e importância do alimento, dos nutrientes e componentes não nutrientes dos alimentos; - transmitir conhecimentos sobre: Inter-relações entre dieta, saúde e doenças com ênfase no suporte nutricional; as interações de medicamentos com os nutrientes, os alimentos e o estado nutricional; - abordar tópicos atuais em ciência dos alimentos e nutrição. b) Curso Prático - determinar a composição química de alimentos, produtos alimentícios, dietas através de análises químicas; - conhecer técnicas normalmente utilizadas na análise de alimentos tanto na indústria relacionadas ao controle de qualidade quanto na fiscalização realizada por órgãos competentes; - desenvolver a capacidade crítica quanto a escolha e avaliação de métodos utilizados na análise de alimentos; - ensinar métodos para avaliação do estado nutricional.
Capacitar o aluno a compreender o papel dos microrganismos em alimentos, fornecendo conhecimentos básicos sobre toxiinfecções alimentares e a importância dos microrganismos em processos tecnológicos e na deterioração dos alimentos. Introduzir o aluno à análise microbiológica de alimentos, por meio do isolamento e identificação de microrganismos a partir de amostras selecionadas.
Apresentar, discutir e problematizar com os alunos conceitos fundamentais de qualidade e dos programas de controle de qualidade para laboratórios clínicos, capacitando-os para agirem e intervirem nos processos laboratoriais de maneira a obter resultados laboratoriais confiáveis e de relevância diagnóstica.
OBJETIVO GERAL: Dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, destinado a aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação para atividade didática de graduação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Colocar os alunos de pós-graduação em contato com as atividades da prática docente no que se refere às características da docência no ensino superior, problematizar aspectos das práticas da educação superior em nível de graduação, proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre os métodos de ensino, discussões de currículos e as diferentes abordagens ao processo de ensino-aprendizagem na universidade. Debater sobre planejamento de cursos e, finalmente, procurar traçar um cenário revelando a complexidade que encerra a educação superior.
Entender as tecnologias empregadas para modificação de células de eucariotos e de bactérias para produção de proteínas e peptídeos recombinantes. Estudo de técnicas de isolamento e análise dos recombinantes gerados. Além do estudo de tecnologias inovadoras, será discutida a aplicação destas proteínas na área farmacêutica e médica.
Capacitar o aluno a compreender o papel dos microrganismos em alimentos, fornecendo conhecimentos básicos sobre toxiinfecções alimentares e a importância dos microrganismos em processos tecnológicos e na deterioração dos alimentos. Introduzir o aluno à análise microbiológica de alimentos, por meio do isolamento e identificação de microrganismos a partir de amostras selecionadas.
Proporcionando uma visão geral para a identificação eficiente dos principais fungos oportunistas. Discutir a biologia, os aspectos sobre isolamento, identificação, os métodos laboratoriais mais apropriados (clássicos e moleculares), e a correlação clinico laboratorial dos principais fungos oportunistas em pacientes imunocomprometidos por câncer, AIDS, transplantes e diabetes.