Estudar as respostas fisiológicas dos animais de produção frente às variações e mudanças climáticas presentes no Brasil e no mundo, bem como suas consequências sobre o desempenho produtivo e as possíveis adequações no ambiente de criação. Estudar as novas alternativas de manejo e instalações para o conforto térmico, visando melhorar o bem-estar animal.
1) Fornecer informações sobre os fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento dos principais tecidos corporais e componentes das carcaças em animais domésticos e como eles são influenciados pelo sistema produtivo; 2) Informar sobre os diversos fatores que influenciam no rendimento e na qualidade das carcaças e da carne e como avaliar essas características com o objetivo de melhorar a qualidade da carne produzida; 3) Proporcionar subsídio teórico-prático sobre a utilização de características de carcaça em esquemas de melhoramento genético nas espécies de interesse zootécnico.
Objetivo Geral: Estudar aspectos relativos a morfologia funcional das espécies forrageiras, os processos fisiológicos e suas implicações para o crescimento das plantas. Entender como esses aspectos interagem para determinar a plasticidade e a capacidade de adaptação da planta ao pastejo. Relacionar os processos fisiológicos e seus efeitos sobre a produtividade da pastagem.


Conteúdo Resumido

 - Aspectos de forma e função em plantas forrageiras: i) compreender como o hábito de crescimento ou forma da planta define a plasticidade de adaptação das diferentes estruturas vegetais; ii) estudar o conceito de unidades fisiológicas integradas e como se aplica às plantas com distintos hábitos de crescimento.

 - Água e elementos minerais – absorção, translocação e transpiração, Fotossíntese: fases, ciclos fotossintéticos e Transporte e distribuição de fotoassimilados: i) compreender os processos fisiológicos básicos envolvidos no crescimento e desenvolvimento das plantas forrageiras; ii) estudar como os fatores do meio e de manejo interferem sobre esses aspectos. 

- Fisiologia do crescimento e desenvolvimento e Mecanismos de controle do desenvolvimento e crescimento: hormônios vegetais: i) compreender as respostas fisiológicas envolvidas nos processos de crescimento e desenvolvimento das plantas forrageiras; ii) compreender como os hormônios vegetais interagem para determinar as respostas morfofisiológicas das plantas.

 - Interceptação de Luz: conceitos e processos e Competição por luz: respostas adaptativas de plantas forrageiras: i) compreender o efeito da quantidade e qualidade da luz sobre as respostas adaptativas da planta; ii) estudar as respostas morfológicas e fisiológicas envolvidas no processo de competição por luz; iii) compreender como os conceitos e processos são aplicados ao manejo das pastagens.


Capacitar os pós-graduandos a desenvolver o senso crítico e a discutir os principais temas relacionados à utilização de plantas forrageiras, tais como: planejamento forrageiro, formação, manejo, recuperação, renovação e reforma de pastos, calagem e adubação, bem como sobre os processos de conservação de forragem, vedação de pastos, ensilagem e fenação, importantes para o planejamento da exploração dos animais domésticos em ambientes de pasto.