Mineralogia e Geotectônica
Ajuda com Pesquisar cursos
OBJETIVO GERAL: A disciplina propõe a análise de materiais geológicos e arqueológicos sob o microscópio petrográfico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Conhecer materiais que foram usados em artefatos ou edificações culturais e identificar os materiais antrópicos que podem aparecer em solos ou sedimentos arqueológicos;  Contribuir para trabalhos multidisciplinares envolvendo geocientistas e outros profissionais que usam o microscópio petrográfico em suas pesquisas.
O curso visa fornecer aos estudantes uma formação básica adequada em geologia estrutural com ênfase na deformação dúctil e nos conceitos da tectônica global.
Apresentar o aluno à geologia do Pré-Cambriano do Brasil, fornecendo, ao mesmo tempo, informações gerais sobre as tendências seculares e evolutivas, ciclos e eventos singulares reconhecidos como modelos para a interpretação da História Geológica da Terra
O curso enfatiza conhecimentos básicos sobre as rochas ígneas, abrangendo os aspectos geológicos, petrográficos e geoquímicos que de maneiro integrada fornece subsídios para compreensão dos mecanismos envolvidos na gênese e evolução dos magmas.
Familiarizar os alunos com os conceitos básicos de Geologia, Mineralogia e Petrologia, como base para melhor entender a sua relação com as obras de engenharia civil.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP