Geologia Sedimentar e Ambiental
O objetivo da disciplina é a familiarização dos alunos com modelos e técnicas de interpretação de sucessões sedimentares terrígenas, permitindo flexibilidade para o aprofundamento em diferentes temas e discussão de avanços recentes em áreas específicas a cada ano. Temas centrais a serem abordados incluem: 1- sistemas deposicionais continentais; 2- sistemas de produção, transporte e deposição siliciclástica; e 3- controles alogenéticos e registro de mudanças globais em sucessões continentais.
Fornecer aos alunos os conhecimentos essenciais sobre a origem evolução e inversão de bacias sedimentares.
Apresentar os conceitos de mapas e cartas; Apresentar as geotecnologias; caracterizar SIGs, sistemas de geoprocessamento; caracterizar as estruturas de dados digitais; apresentar diferentes possibilidades de aquisição, manipulação e integração de dados; caracterizar e construir consultas e análises espaciais; apresentação dos sistemas gratuitos e/ou livres; apresentação e conceituação do sensoriamento remoto; apresentação de diferentes imagens orbitais e suas aplicações; apresentação da tecnologia GPS e seu uso nas geociências.
Capacitar os alunos para atividades profissionais e acadêmicas envolvendo a análise de sucessões de rochas estratificadas em superfície e subsuperfície, sua gênese, correlação e implicações para o mapeamento geológico, a prospecção mineral e a geologia de hidrocarbonetos. compreensão dos processos responsáveis pelo empilhamento e variação espacial dos tipos de rochas encontrados em bacias sedimentares (estratigrafia dinâmica). Familiarização com as particularidades das sucessões sedimentares características de diferentes sistemas deposicionais terrígenos e carbonáticos e suas implicações para correlações estratigráficas e variações laterais de fácies. Introdução aos modelos quantitativos de preenchimento de bacias e à Estratigrafia de Sequências. Prática na interpretação de padrões de empilhamento com base em dados de superfície e subsuperfície.
O curso visa fornecer aos alunos princípios básicos de Geologia Sedimentar, compreendendo os constituintes litológicos de bacias sedimentares, seus processos geradores, sua ordenação no tempo e no espaço, bem como seu arranjo tridimensional. Inclui o estudo das relações entre a tectônica e a resposta sedimentar, além dos métodos clássicos de investigação de bacias sedimentares.