Físico-Química
Ajuda com Pesquisar cursos
O objetivo da disciplina é que os alunos aprendam química orgânica como uma ciência em construção envolvendo conhecimentos já adquiridos e aprimorando novos conceitos, fundamentos e aplicações, especilamente frente às diversidades de reações orgânicas. Estudar as várias classes de compostos orgânicos relacionando as estruturas moleculares às propriedades físicas e às reatividades químicas. Introduzir os fundamentos físico-químicos das reações de química orgânica. Estudar as reações dos compostos e compreender seus mecanismos.
O programa da disciplina contempla o estudo dos fundamentos e leis da termodinâmica associados aos sistemas e processos físico-químicos e as relações entre propriedades extensivas e intensivas e de suas variações.
Fornecer ao aluno uma revisão atualizada dos conceitos fundamentais relacionados à Cinética Química. Proporcionar ao aluno o conhecimento de conceitos avançados e das Teorias de Reação e suas aplicações.
Estudar as várias classes de compostos orgânicos relacionando as estruturas moleculares às propriedades físicas e às reatividades químicas. Estudar as reações dos compostos orgânicos e compreender seus mecanismos através dos fundamentos e conceitos.
Fornecer aos alunos os fundamentos sobre as propriedades de interfases, e de termodinâmica eletroquímica e noções de cinética eletroquímica.
O aluno terá um primeiro contato com um laboratório de química, com o ensino de técnicas básicas de laboratório, condutas de segurança, manipulação e tratamento de resíduos característicos deste ambiente.
A disciplina tem como objetivo central fornecer ao aluno uma fundamentação teórica geral da Química demonstrando a lógica do aprendizado e enfocando tanto aspectos fenomenológicos quanto aplicações relacionadas aos conteúdos apresentados.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP