Disciplinas Interdepartamentais do IQSC
Ajuda com Pesquisar cursos
Propiciar ao estudante a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa em Química sob a supervisão e responsabilidade de docente que possua a qualificação mínima de doutor.
Apresentar os materiais cerâmicos do tipo lamelares, silicatos e aluminosilicatos, polímeros de coordenação, redes metalo-orgânicas (MOFs). Apresentar materiais vitrocerâmicos e vítreos..Introduzir aspectos de caracterização dos materiais cerâmicos e seu uso como materiais adsorventes e catalisadores heterogêneos. Introduzir aspectos de seleção de matérias-primas e síntese de pó cerâmico. Apresentar aspectos relacionados aos Processos Industriais Cerâmicos. Ensinar aos estudantes a correlacionar conceitos aprendidos em outras disciplinas e na disciplina de Materiais Cerâmicos e Vítreos a identificar e resolver problemas relacionados à estes materiais com foco na Indústria Nacional e Internacional.
Propiciar um acompanhamento do progresso acadêmico dos alunos no 2o. período do curso. A disciplina visa dar continuidade ao processo de integração do aluno à unidade e ao Campus. Esta é a segunda de um conjunto de disciplinas que irá apresentar informações sobre o papel social e profissional do Químico. Irá abranger desde o aspecto ético até a discussão dos meios pedagógicos para se atingir o aprendizado, bem como indicar as opções de atuação profissional. Maior atenção será oferecida aos esclarecimentos sobre as atribuições profissionais, mercado de trabalho acadêmico, industrial, em consultorias e outras atividades profissionais. Também será abordado o tema do estresse no ambiente acadêmico, com a discussão das maneiras com as quais a comunidade universitária usualmente lida com esse problema.
Familiarizar o aluno com temas relevantes para o desenvolvimento da Química e proporcionar reflexões sobre aspectos éticos e sociais da prática científica.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP