Estudar o desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais pró-ativas e inovadoras dirigidas à educação permanente e formação de recursos humanos em enfermagem.
1-Oportunizar ao aluno ingressante, o conhecimento do sistema de pós-graduação e seus desdobramentos em relação à produção do conhecimento, a partir de uma postura crítico-reflexiva. 2-Incrementar o relacionamento interpessoal entre alunos, docentes e funcionários da Unidade. 3-Apresentar a infraestrutura alocada para a Pós-Graduação na Unidade e Campus, bem como sua organização, funcionamento e trâmites administrativos.
Considerações gerais sobre a produção científica: Histórico e política nacional e internacional da produção científica; fases da pesquisa dentro da pós-graduação; -Delineamento, aspectos éticos da produção de textos científicos; -Coleta de dados, análise dos dados e organização dos resultados para apresentação à comunidade científica; aspectos relevantes e contribuições para a construção do conhecimento. -Estruturação do texto científico: elaboração do esboço do artigo partindo dos resultados analisados (análise estatística/análise por referencial); -Passos na redação científica: organização dos resultados, análise dos resultados, descrição da metodologia, discussão, introdução, resumo, título; finalização do texto científico e seleção do periódico científico para publicação de manuscrito; -Finalização de um artigo científico: leitura de artigos do periódico escolhido para publicar, verificação das instruções para os autores, aplicação de indicadores para definição de qualidade de um texto científico; -Orientação para o encaminhamento do manuscrito científico e documentação necessária para o corpo editorial, escolha do editor e sugestão de revisores.
Esta disciplina tem como intuito maior, desenvolver o espírito crítico e reflexivo do aluno de pós-graduação, conhecendo e aprofundando os estudos de Pedagogia para o ensino superior aplicados na área da Saúde e, em particular, da Enfermagem tendo como pressuposto fundamental, a construção crítica e reflexiva da postura do educador e do educando, no processo de ensinar e aprender, seja em sala de aula, na assistência ao paciente, família e comunidade, bem como em serviço/educação continuada.

Apresentar a inter-relação entre direito e saúde com fundamento nos princípios do direito internacional e leis nacionais, ressaltando sua influência no cuidado à saúde, limitação de competências dos profissionais de saúde, atribuição de responsabilidades, observância dos direitos humanos dos pacientes psiquiátricos e suas implicações jurídicas de alcance institucional e pessoal.