Ecologia
Objetivos: Ao final do curso, os estudantes deverão:
a) ter uma compreensão funcional da investigação científica e da natureza da ciência;
b) usar a compreensão dessas ideias como quadro orientador para o desenvolvimento de atividades laboratoriais, demonstrações de sala de aula e materiais didáticos;
c) desenvolver a compreensão da relação entre desenvolvimento do conhecimento científico e a forma como os estudantes aprendem e
d) desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento, implementação e avaliação de atividades relacionadas à investigação cientifica e à natureza da ciência.
- Docente: Daniela Lopes Scarpa
- Docente: Maria Elice de Brzezinski Prestes
- Docente: Nathália Helena Azevedo
Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: 1) Discutir os conceitos e processos associados à ecologia teórica. 2) Efetuar análises simples de solo, descrever o microclima e descrever parâmetros da vehgetação; 3) Reconhecer padrões ecológicos no campo, relacionando-os com os conceitos teóricos.
- Docente: Paulo Roberto Guimaraes Junior
- Docente: Tiago Bosisio Quental
1) Fornecer conceitos e processos de funcionamento básico em ecologia. 2) Tornar o aluno capaz de avaliar o papel de homem na biosfera.
- Docente: Ana Lucia Brandimarte
- Docente: Roberto Munehisa Shimizu
Compreender melhor uma maneira particular de ver o mundo, chamada Ecologia Vegetal.
Acreditamos que tal compreensão passa pela análise crítica dos
conteúdos específicos de conhecimento atribuídos a esse ramo da
Ecologia, bem como da maneira como foram gerados.
- Docente Avançado, Docente: Adriana Maria Zanforlin Martini
- Docente Avançado, Docente: Alexandre Adalardo de Oliveira
- Docente Avançado, Docente: Paulo Inacio de Knegt Lopez de Prado
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável
b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade
c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças
d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental.
e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
- Docente: Jean Paul Walter Metzger
- Docente: Vania Regina Pivello
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável
b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade
c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças
d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental.
e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
- Docente: Jean Paul Walter Metzger
- Docente: Vania Regina Pivello
Prover meios para que os alunos apliquem, a dados biológicos / ecológicos, noções teóricas básicas que lhes são apresentadas na disciplina \"Estatística\" ministrada por outra unidade. Espera-se assim contribuir para a sedimentação de conceitos estatísticos essenciais para a atuação profissional dos biólogos.
- Docente: Roberto Munehisa Shimizu
1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos. 3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia.
- Docente: Ana Lucia Brandimarte
- Docente: Isabel Alves dos Santos
- Docente: Roberto Munehisa Shimizu
- Docente: Silvana Busato