Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
Introduzir raciocínio geológico e conceitos básicos de geologia.
Introduzir raciocínio geológico e conceitos básicos de geologia.
Introduzir raciocínio geológico e conceitos básicos de geologia.
Introduzir raciocínio geológico e conceitos básicos de geologia.

Responsáveis: Profa. Lucelene Martins (lucemart@usp.br) e Profa. Denise de La Corte Bacci (bacci@usp.br)

Educador: Valdir Lamim-Guedes (lamimguedes@gmail.com)

 

Créditos Aula: 4 Horário: sexta-feira – 19:00-23:00

Carga horária aulas teóricas: 60 h Carga horária estágio supervisionado: 50 h

Horário de atendimento fora do período de aula:

Profa. Lucelene: sala 3, Bloco D inferior. Dia e horário: sexta-feira das 14:00 às 18:30

Profa. Denise: sala 12, Bloco C inferior. Dia e horário: quarta-feira das 14:00 às 18:30

Educador: Valdir Lamim-Guedes. Laboratório de Recursos Didáticos, Piso 1, ao lado do A5.

 

 

Descrição da disciplina:

Nesta disciplina iremos debater e refletir sobre as metodologias de ensino e práticas educativas em Geociências e Educação Ambiental. Abordaremos as questões ambientais na elaboração de projetos escolares e não-escolares, os objetivos de ensino e aprendizagem, estratégias e recursos didáticos e avaliação. Estudaremos ainda projetos escolares e de pesquisa relacionados à Educação Ambiental. Uma carga horária significativa da disciplina é voltada ao desenvolvimento dos projetos de estágio supervisionado. Discutiremos as diferentes concepções de estágio e daremos enfoque ao estágio com pesquisa. Nesse sentido, examinaremos documentos relativos ao Programa de Formação de professores da USP e outros documentos orientadores importantes, que contribuirão na compreensão da importância dos estágios na formação do professor e, também, as possibilidades e desafios que se apresentam na constituição das práticas e projetos escolares e não escolares de Educação Ambiental.

O estágio supervisionado é uma parte importante da disciplina, contemplando 50 h. O estágio contempla a elaboração de um pré-projeto, planejamento e organização das atividades a serem desenvolvidas na escola, execução do projeto e avaliação dos resultados do estágio. As orientações para o estágio serão fornecidas a parte, junto com informações dadas em sala de aula. As professoras e o educador estão disponíveis para auxiliar e ajudar no que for necessário.

 A disciplina requer leituras prévias de textos selecionados. Todo material estará disponível no Tidia Ae 4.0 (http://ae4.tidia-ae.usp.br). Fique atento às datas de postagem das resenhas e das atividades. Consulte sempre sua área de acesso e e-mails enviados e qualquer dúvida entre em contato com as professoras ou educador, por e-mail ou pessoalmente. Não atrase as postagens, pois a avaliação da disciplina levará em consideração a assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos e atividades solicitados.

Permitir o conhecimento geral, introdutório, das várias temáticas específicas das geociências, com ênfase nos materiais e processos geológicos.
Fornecer os principais os conceitos e técnicas de cartografia geológica e capacitar o aluno para mapeamento geológico de áreas sedimentares com camadas horizontais
A disciplina tem por meta treinar os alunos de geologia nas principais técnicas de cartografia geológica aplicável ao estudo de cinturões de dobramentos. Para evitar-se a superposição de conteúdo com programas já desenvolvidos em outras disciplinas é dada ênfase ao estudo de terrenos deformados, em diversos graus de metamorfismo, onde a descrição de feições metamórficas, ígneas, sedimentares e estruturais serão priorizadas.
Apresentar as bases técnicas de mapeamento geológico, com ênfase em áreas de terrenos sedimentares, afetadas por deformações e basculamento, falhamentos e geração de estruturas dômicas e como elaborar mapa geológico e relatório de mapa geológico.
Oferecer informações para a compreensão da composição química do planeta e do fluxo de elementos químicos entre os diversos ambientes terrestres, tanto por processos naturais, como por processos influenciados pelas atividades humanas. Possibilitar reflexões sobre formas de realizar educação básica em geoquímica e química ambiental.