Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Refletir criticamente sobre os processos de configuração das literaturas espanhola e hispano-americana nas suas relações com os âmbitos da pesquisa universitária e da docência em diferentes níveis do ensino.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar atividades práticas relativas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas. Discutir estratégias que lhes permitam atuar como professor, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver um trabalho docente teoricamente fundamentado e de cunho crítico-reflexivo. O trabalho baseia-se, fundamentalmente, na construção de conhecimentos a partir de desafios a serem enfrentados no cotidiano da futura prática profissional. A problematização é o ponto a partir do qual se articulam teoria e prática, e permite que os alunos, de forma colaborativa, construam o conhecimento e reflitam sobre as suas experiências.
O objetivo do curso é propiciar aos estudantes oportunidade de realizar atividades práticas relativas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas. O trabalho baseia-se, fundamentalmente, na construção de conhecimentos a partir de desafios a serem enfrentados no cotidiano da futura prática profissional. A problematização é o ponto a partir do qual se propõe a articulação entre teoria e prática, e permite que os alunos, de forma colaborativa, construam o conhecimento e reflitam criticamente sobre a sala de aula como um espaço sociocultural.