Geologia Sedimentar e Ambiental
Ajuda com Pesquisar cursos
Entendimento da evolução das bacias sedimentares e de seus estilos sedimentares assim como suas relações com processos sedimentares e tectônicos globais (análise de bacias). Explicar as origens das rochas sedimentares através do estudo das fácies, modelos faciológicos processo-resposta e sistemas deposicionais (abordagem genética).
Apresentar os conceitos de mapas e cartas; Apresentar as geotecnologias; caracterizar SIGs, sistemas de geoprocessamento; caracterizar as estruturas de dados digitais; apresentar diferentes possibilidades de aquisição, manipulação e integração de dados; caracterizar e construir consultas e análises espaciais; apresentação dos sistemas gratuitos e/ou livres; apresentação e conceituação do sensoriamento remoto; apresentação de diferentes imagens orbitais e suas aplicações; apresentação da tecnologia GPS e seu uso nas geociências.
Fornecer aos alunos os conhecimentos essenciais sobre a origem evolução e inversão de bacias sedimentares.
O curso visa fornecer aos alunos princípios básicos de Geologia Sedimentar, compreendendo os constituintes litológicos de bacias sedimentares, seus processos geradores, sua ordenação no tempo e no espaço, bem como seu arranjo tridimensional. Inclui o estudo das relações entre a tectônica e a resposta sedimentar, além dos métodos clássicos de investigação de bacias sedimentares.
Introduzir aos alunos os conceitos de Geotecnologias: Cartografia, Sensoriamento Remoto e SIG, apresentando os seus principais métodos e recursos. Efetuar treinamento em programa de amplo uso na comunidade das geociências, gerando condições mínimas para que possam aplicar este instrumental.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP