Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
Ajuda com Pesquisar cursos
Permitir o conhecimento geral, introdutório, das várias temáticas específicas das geociências, com ênfase nos materiais e processos geológicos.
O curso tem como objetivo familiarizar os alunos no estudo das formas do relevo e da influência da litologia, estrutura geológica e clima na sua geração e desenvolvimento. Serão apresentados e discutidos os critérios para o reconhecimento dos diferentes tipos de feições geomorfológicas em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno, e os prováveis significados geológicos dessas feições. Serão ainda analisadas as relações das diferentes formas de relevo com a litologia, estrutura e processos tectônicos para fins de mapeamento geológico e geomorfológico.
Estabelecer vínculos entre a universidade e as escolas, preferencialmente públicas e espaços de educação não-escolar, como museus, parques, centros de ciência, ONGs, dentre outros, através dos estágios. Promover a reflexão e o debate sobre as metodologias e práticas de Educação Ambiental para o desenvolvimento de projetos com ênfase nas Geociências. Abordar a questão ambiental e seus desdobramentos educativos, contribuindo para situar os alunos a respeito das propostas e desafios que se apresentam na constituição das práticas de Educação Ambiental (EA) nos ambientes formais e não-formais.

Programa:

1.               Tabela periódica e propriedades geoquímicas dos elementos químicos

2.               isótopos e radioatividade

3.               distribuição dos elementos químicos nas camadas internas terrestres

4.               interações entre os reservatórios geoquímicos: geosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera

5.               geoquímica de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares

6.               geoquímica do intemperismo

7.               solos e resíduos sólidos

8.               ciclo hidrológico, geoquímica das águas e poluição

9.               geoquímica da atmosfera

10.             biogeoquímica e os ciclos dos elementos: oxigênio, carbono, enxofre e nitrogênio

11.             ação antrópica e geoquímica em ambientes urbanos, industriais, rurais e de mineração

12.             difusão do conhecimento de química ambiental para alunos do ensino fundamental e médio


Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica. Principais programas, equipamentos e técnicas. Software Livre. Tópicos de cartografia. Fontes de dados. Conceitos de programação.
A disciplina tem por meta treinar os alunos de geologia nas principais técnicas de cartografia geológica aplicável ao estudo de cinturões de dobramentos. Para evitar-se a superposição de conteúdo com programas já desenvolvidos em outras disciplinas é dada ênfase ao estudo de terrenos deformados, em diversos graus de metamorfismo, onde a descrição de feições metamórficas, ígneas, sedimentares e estruturais serão priorizadas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP