Propiciar aos alunos do Bacharelado em Educação Física e Esporte, conhecimentos básicos de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Em Fisiologia da Atividade Motora I, será dada especial atenção a fisiologia muscular, nervosa e cardiovascular. Ao concluir a disciplina, o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar fisiologia do exercício às outras disciplinas do currículo.
Dar aos alunos conceitos atuais de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Nessa segunda disciplina serão abordados temas relativos à fisiologia respiratória e às adaptações a condições ambientais estremas.
Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de analisar casos clínicos,
a) Identificando as doenças e fatores de risco cardiovascular presentes, conhecendo suas características fisiopatológicas, sua prevalência, seu diagnóstico e prognóstico;
b) Ponderando criticamente os riscos e benefícios do exercício físico aeróbico e resistido, em função das características deste exercício, como intensidade, duração, etc;
c) Elaborando uma prescrição individualizada de exercícios físicos para a prevenção e reabilitação cardiovascular; incluindo a triagem, avaliação, prescrição e execução do programa proposto, ponderando os riscos e benefícios de cada conduta prescrita.
Fazer com que os alunos tenham condições de prestar os primeiros socorros ao acidentado, visto que, na prática de atividades físicas, o futuro professor enfrentará situações onde deverá socorrer seu semelhante, seja criança, adulto ou idoso. Conhecer a técnica de transporte e de imobilização do acidentado e evitar principalmente aquilo que não deve ser feito, ou que venha prejudicar as condições de saúde da vítima.