Aprendizado de técnicas para a caracterização da matéria.

Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas elétricas (multímetros e osciloscópios). Realização de experimentos básicos de eletricidade e magnetismo.

Verificação experimental das Leis da Óptica. Desenvolvimento de aptidão para realização de experimentos em óptica. Familiarização com os princípios e aplicações de óptica e espectroscopia.

Apresentar os conceitos básicos de orientação a objetos (objetos, classes, herança e polimorfismo), técnicas de programação baseadas nesses conceitos e alguns conceitos adicionais de linguagens de programação, como programação genérica e exceções. Introduzir uma linguagem de programação orientada a objetos e suas bibliotecas.
Apresentar conceitos e metodologias importantes para o desenvolvimento de programas que possuam requisitos de alto desempenho, especialmente visando a execução em arquiteturas paralelas. Familiarização com os problemas envolvidos na programação desse tipo de sistemas dos pontos de vista de correção dos programas e de desempenho, considerando as necessidades de aplicações científicas.

Esta disciplina irá concentrar nas questões metodológicas e técnicas de ensino-aprendizagem, dando ênfase a ferramentas cada vez mais presentes na Educação Moderna.

Será abordado, por exemplo, o papel das atividades experimentais e recursos de simulação computacional na construção do conhecimento, juntamente com outras técnicas de Aprendizagem Ativa. Pretende-se também incorporar e discutir os resultados recentes de pesquisas sobre Ensino de Física, Química, Ciências e Matemática, bem como avanços na neurociência da aprendizagem.