Museu de Arte Contemporânea
Ajuda com Pesquisar cursos
A partir das principais tendências do acervo do MAC, proporcionar aos alunos a possibilidade de construção de um repertório básico das vanguardas modernistas no Brasil e no exterior, bem como das principais correntes da produção contemporânea brasileira e estrangeira. Além disso, discutir as noções de moderno e modernidade, bem como de contemporaneidade e pós-modernidade que se depreende da historiografia sobre a arte do século XX.
OBJETIVOS: A disciplina visa apresentar um panorama da fotografia no século XX, a partir de suas relações com as artes visuais. Serão problematizadas as diferentes transformações ocorridas no estatuto da arte em decorrência da fotografia, assim como as mudanças do paradigma fotográfico em diferentes momentos históricos, em especial na passagem do moderno para o contemporâneo.

JUSTIFICATIVA: A arte contemporânea incorporou o uso da fotografia como um de seus procedimentos mais recorrentes. A disciplina oferece parâmetros históricos e teóricos para uma reflexão crítica sobre a produção artística/fotográfica atual, bem como para o dimensionamento das principais questões envolvidas na transição do analógico para o digital.

METODOLOGIA: a disciplina propõe uma abordagem histórica da fotografia com embasamento teórico e crítico. Constitui-se de aulas expositivas acompanhadas da projeção comentada de imagens e de seminários (preparados pelos alunos) sobre textos considerados fundamentais para o estudo da fotografia. A disciplina poderá contar eventualmente com visitas guiadas a exposições em cartaz na cidade de São Paulo, caso seja pertinente ao programa.

PROGRAMA RESUMIDO: Fotografia e arte no século XIX; A fotografia de vanguarda; O uso da fotografia pelas vanguardas históricas; A fotografia moderna; A fotografia moderna no Brasil; A presença da fotografia na pop arte e na arte conceitual; A fotografia pós-moderna norte-americana; A fotografia contemporânea europeia; Relações entre arte e fotografia no Brasil a partir da década de 1960; A fotografia na era da eletrônica: o pós-fotográfico.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: trata-se de uma disciplina teórica que não inclui exercícios práticos de fotografia.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP