Alimentos e Nutrição Experimental
Ajuda com Pesquisar cursos
O aluno, ao final do curso, deverá ter condições de aprimorar-se como professor. Objetivo específico Desenvolver um profissional com maior capacitação: (1) para avaliar e aprimorar sua relação com o aluno e com o conhecimento que pretende transmitir (2) para propor e ministrar uma disciplina de graduação (3) para utilizar técnicas adequadas para salas de aula, palestras, conferências, simpósios, mesas redondas.
Ao final do curso é esperado que os alunos tenham noção de como é feita a análise de um nutriente, quais os inúmeros fatores envolvidos nessa análise e outros possíveis interferentes. Que os alunos conheçam diferentes base de dados de composição de alimentos disponíveis, focando suas qualidades e deficiências. Que saibam selecionar adequadamente os dados para sua aplicação em dietoterapia, consumo de alimentos, biodiversidade e outras atividades. Que saibam solicitar a análise de alimentos, identificar a qualidade da informação produzida pelo laboratório e interpretar os resultados.
Ao final do curso é esperado que os alunos tenham noção de como é feita a análise de um nutriente, quais os inúmeros fatores envolvidos nessa análise e outros possíveis interferentes. Que os alunos conheçam diferentes base de dados de composição de alimentos disponíveis, focando suas qualidades e deficiências. Que saibam selecionar adequadamente os dados para sua aplicação em dietoterapia, consumo de alimentos, biodiversidade e outras atividades. Que saibam solicitar a análise de alimentos, identificar a qualidade da informação produzida pelo laboratório e interpretar os resultados.
Desenvolver no aluno condições de 1) interpretar e propor parâmetros de avaliação nutricional e biomarcadores de ingestão alimentar 2) identificar distúrbios nutricionais e avaliar as estratégias para combatê-los. 3) Inter-relacionar fisiologia , meio-ambiente e evolução humanos para uma visão abrangente da Saude no século XXI. O conhecimento das interações entre os nutrientes , os fármacos e os genes permitirá ainda que o aluno pense as interrelações entre a evolução, o meio-ambiente e o organismo humano e que tenha uma visão mais abrangente da questão da Saude no século XXI.
Desenvolver no aluno condições de 1) interpretar e propor parâmetros de avaliação nutricional e biomarcadores de ingestão alimentar 2) identificar distúrbios nutricionais e avaliar as estratégias para combatê-los. 3) Inter-relacionar fisiologia , meio-ambiente e evolução humanos para uma visão abrangente da Saude no século XXI. O conhecimento das interações entre os nutrientes , os fármacos e os genes permitirá ainda que o aluno pense as interrelações entre a evolução, o meio-ambiente e o organismo humano e que tenha uma visão mais abrangente da questão da Saude no século XXI.
Apresentar aos alunos avanços na área de alimentos probióticos, levando em consideração os principais efeitos à saúde atribuídos ao seu consumo, bem como os possíveis mecanismos de ação envolvidos.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP