Educação, Informação e Comunicação
1. Propiciar aos alunos de pós-graduação em educação, stricto sensu, reflexões e análises acerca da formação pedagógica do docente para a educação superior por meio do desenvolvimento de bases teórico-metodológicas, no qual emerge o sentido e o papel social da universidade pública brasileira. 2. Contextualizar a docência universitária no que diz respeito à politicas, identidade e profissionalização, bem como caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados ao campo didático e pedagógico. 3. Identificar e compreender as diferentes tendências e/ou abordagens pedagógicas, seus impactos na didática, no currículo, bem como seus limites e possibilidades enquanto norteadoras do processo de ensino-aprendizagem universitário, no contexto atual. 4. Identificar e apreender a sala de aula universitária como um espaço multidimensional, de exercício de práticas social e cultural, de construção de conhecimentos e culturas por diferentes atores em interação. 5. Compreender a importância da organização da prática didática universitária, os diferentes níveis de planejamento relacionados a essa organização, bem como os elementos do processo de ensino. 6. Investigar e discutir as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior.
a) Identificar o mercado de trabalho das áreas do profissional da informação; b) apontar a legislação vigente necessária para a sua atuação; c) caracterizar os níveis do profissional da informação no Brasil.
Apresentar os princípios basilares da Arquivologia.Introduzir as especificidades do tratamento do documento de arquivo.Discutir a Arquivologia no campo da Ciência da Informação.

Código da disciplina: OPTATIVA ELETIVA -  5962108

 

Nome da disciplina: INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA E DOCUMENTAÇÃO –

 

Professor(es): Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo 2144262

 

Monitor voluntário: Guilherme Mapelli Venturi  10715649

 

É possível prever atividades à distância para a referida disciplina? (  X) sim             (  ) não        ( X ) parcialmente

 

Atividades a serem realizadas remotamente (incluindo CRONOGRAMA de atividades)

 

1.       1. Cronograma de leitura e apresentação das duplas

 

Duplas que já apresentaram:

Eunice e Cristina - 16/03/2020

 

Duplas que faltam apresentar:

Gabriella e Rafaella - 23/03/2020

Larissa e Giovanna - 30/03/2020

Camila e Hérika - 13/04/2020

Camila e Beatriz - 27/04/2020

Paulo, Paula, Guilherme e Marina - 04/05 /2020 

Rodrigo e Wellington - 11/05/2020

Adélia, Paula e Victória - 18/05/2020

Marcelo e Renan - 25/05/2020

Simone e Silmara - 01/06/2020

 

 

2. Disponibilização dos slides das aulas no Stoa e na caixa de email da turma

 

 

3.                  Exercício do aluno usuário e pesquisador.

 

A disciplina optativa foi vinculada ao programa em 2009 e não exclui a disciplina optativa Arquivo e Memória, ainda sem cobertura e pelo corpo docente. Pensar em reorganizar uma disciplina que envolva a Arquivologia exige, antes de tudo, um esforço teórico voltado para a manutenção da grade curricular do Curso Ciência da Informação, vigente na FFCLRP desde 2004. A proposta da criação da disciplina optativa tem o sentido da “introdução” das noções necessárias, ao aluno do BCI, para a elaboração do conceito de Arquivo e que possa explicar as partes das questões muito presentes no ensino da área: o arquivo e a relação com a Biblioteconomia e Ciência da Informação. A rigor, as profissões na área da informação compreendem a realidade arquivística, da instituição Arquivo, com forte correspondência com a área da CI, no sentido da prática.

 

 

 

 

Programa Resumido

 

 As afirmações e discussões sobre a Ciência da Informação, como definição de ciência e prática, indicam a episteme na ordem do conhecimento e das habilidades bastante abrangentes na área das Ciências Sociais Aplicadas. As abordagens sobre documentação e informação referem-se aos conceitos destinados ao uso da informação por diferentes segmentos da sociedade, à informação registrada em qualquer suporte. Todavia são sempre presentes em campos distintos de trabalho - Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação – e exigem especificidades do Tratamento Documental e mediações dos seus acervos.

A Arquivologia, é definida pelo dicionário de Arquivologia Brasileira nos seguintes termos:

Disciplina que estuda as funções do arquivo (2) arquivo (2) e arquivo (2) os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e preservação utilização dos arquivos (1) arquivos (1). arquivos(1) Também chamada arquivística.

idioma DAT 1 DAT 2 DAT 3

alemão Archivverwaltungslehre Archivverwaltungslehre; -

(Oes) Archivistik

espanhol archivística, archivística, -

archivología, archivología,

archivonomía archivonomía

francês archivistique archivistique -

inglês archives archives -

administration administration

italiano archivistica archivistica, -

applicata archiveconomia

português (POR) - arquivística

 

Desta forma, a área é identificada como ação humana e compreende o termo informação, como núcleo de compreensão no século XXI, sob a égide científica. O desenvolvimento do programa da disciplina abordará, durante 15 aulas, o segundo conteúdo:

 

Programa

Dias 02-09-16-23-30  de março

 

 

 

1.       Apresentação do Programa

 

Palestra do Diretor do Arquivo Público de Ribeirão Preto

Estabelecer visita técnica ao Arquivo (não foi possível)

 

Organizar grupos e seminários

 

Institucionalização do Arquivo: suas origens e história.

 

 

2.            O arquivo como lugar da memória.

Exemplos de Arquivos - Museus - Bibliotecas - Centros de Documentação

Museu do Café e trabalho com Educação Ambiental

Centro de Documentação: Fazenda Santa Cecília (projeto de implantação)

 

3.            Princípios arquivísticos:  fundo, organicidade, proveniência e idades.

 

Exemplos de Arquivos Municipais, Estaduais, Federais

 

3.1. Apresentação de Propostas dos seminários

 

 

Dias  09 – 16- 23- 30   março

 

4.            Tipos de arquivo: correntes, intermediários e permanentes.

Preparar Diagnóstico Institucional e Relatório da Excursão Didática

 

 

Dias 06-13- 20-27 abril

 

5.            Tratamento documental: arranjo, classificação, descrição e instrumentos de pesquisa.

 

– Excursão Didática junto com a disciplina Mediação e Recepção da Informação (não foi possível)

 

 

 

6. Dias 04-11- 18 -25 maio

 

 

. O Museu e o Arquivo: diálogo comunitário e planejamento de coleções

 

 

 

7. Trabalhos finais

 

Junho: seminários

 

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Bibliografia

     

BASSANEZI, B. (et.all). Roteiro de fontes sobre a imigração em São

Paulo 1850-1950. São Paulo: Edit. Unesp, 2008.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivística: objetos, princípios e rumos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 1) 43p.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida (coord.). Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: AAB-SP, Secretaria de Estado da Cultura, 1996.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida (coord.). Diagnóstico dos arquivos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo: Departamento de História da FFLCH-USP, Centro de Apoio à Pesquisa em História (CAPH), 1996.

DE FILIPPI, Patrícia, LIMA, Solange Ferraz de, CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000. (Como fazer, 4)

FALBEL, Nachman (org.). Arquivo Histórico Judaico Brasileiro: inventário dos fundos das entidades beneficentes. São Paulo: Humanitas, FFLCH-USP, 1999.

GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. 38p. (Como fazer, 2)

GOULART, Silvana. Patrimônio documental e história institucional. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 3) 39p.

LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 2002

MACHADO, Helena Corrêa, CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Como implantar arquivos públicos municipais. São Paulo: Arquivo do Estado, 1999. 87p.(Como fazer, 3)

MENDOZA NAVARRO, Aída Luz. Apuntes para el estudio de la selección documental. Lima: Biblioteca Nacional del Peru, 1997. 218p.

RAMOS, C. Da Silva, Visualização cartográfica e cartografia multimídia. Conceitos e tecnologias. São Paulo:Edit. Unesp., 2005.

ROBREDO, J. Documentação de hoje e de Amanhã. Edição do do autor. Brasília, 2005

SOUZA, Renato Tarciso Barbosa de. As bases do processo classificatório em Arquivística. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 2) 23p.

TESSITORE, Viviane. Os arquivos fora dos arquivos: dimensões do trabalho arquivístico em instituições de documentação. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 4)

 

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Descreva que tecnologia (PLATAFORMA) será utilizada para execução das atividades (exemplo: Sistema e-disciplinas da USP ou similar, Skype, Hangout Meet, Hangout, Whatsapp)

 

Hangout Meet

 

 

 

Descreva como os alunos serão avisados e acompanhados durante as atividades (exemplo: e‑mail institucional, Sistema e-disciplinas ou similar, Whatsapp)

 

Os alunos serão avisados pela caixa de email da turma e no Facebook, em página criada

 

Métodos de avaliação a serem utilizados (descrever de forma clara)

 

 

 

A avaliação terá como base na presença e nos trabalhos de leituras, resumos e trabalho final.

 

 

 

 

Observações (se necessário, acrescente aqui informações não previstas nos campos anteriores)

 

Serão convidados conferencistas externos especialistas em Arquivologia

 

1 Estudar as relações entre a formação do conhecimento e os processos educativos; 8.3 Analisar as dimensões políticas, teóricas, técnicas e práticas da Educação; 8.4 Comparar processos formais e informais de ensino com o fim de destacar a especificidade da educação na forma escolar
Apresentar e discutir o papel da linguagem na organização e recuperação da informação. Promover a compreensão das linguagens documentárias e suas especificidades. Apresentar e discutir novas perspectivas e aplicações das linguagens documentárias.
Apresentar ao aluno as funções dos tesauros na organização e recuperação de informações. Discutir as relações entre tesauros, linguagens de especialidade e linguagem natural. Capacitar o aluno para a utilização e operação de metodologias de construção e manutenção de tesauros
Estudo dos processos de mediação e recepção de informação, tendo em vista o mapeamento das práticas e usos sociais da cultura.
A disciplina visa o estudo das relações entre os temas Neuropsicologia e Educação com foco na identificação de contribuições para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem nas relações de ensino. Para tanto, serão efetivados dois momentos distintos: um de estudo orientado acerca do desenvolvimento biológico humano (especificamente sobre o funcionamento cerebral) nas obras de Lev Semionovich Vigotski e Alexander Romanovich Luria, autores de referência da Psicologia histórico-cultural e; em outro momento priorizaremos o estudo das publicações atuais acerca do referido tema em bases de dados consolidadas.
Apresentar aos alunos os conceitos e as técnicas fundamentais do processo de planejamento estratégico de Unidades de Informação (UIs).